Aniversariante de junho registra sua experiência de vida antes e depois da aposentadoria

Foi com muito gosto que recebemos correio eletrônico do associado Airton Tomé, aniversariante de junho, em que relata sua carreira no Serpro e as grandes mudanças que ocorreram em sua vida após a aposentadoria. De alterações no relacionamento com a família e amigos a viagens até mudança de residência, o aposentado diz que "se pudesse reviver meu período inicial da aposentadoria,faria tudo da mesma forma, pois acredito ter sido da forma que sempre sonhei e planejei".


Caríssimos,
Sou Airton Tomé, também conhecido no SERPRO como TOMÉ, nascido em 22 de junho de 1942, na Cidade do Rio de Janeiro. Fui admitido no SERPRO em 19/07/1972, na Administração Central, para o Cargo de Técnico em Contabilidade, habilitado em Concurso, sendo promovido, através de teste interno, para o Cargo de Auditor Interno da Auditoria Geral, onde permaneci até aposentar-me, em fevereiro de 2000. Em 1980, fui transferido para Brasilia, juntamente com a Séde do SERPRO, onde resido até hoje.

Antes de aposentar-me, eu tinha muito pouco tempo para o lazer, praticamente somente aos sábados e domingos com a minha família, meus filhos cresceram vendo-me nos finais de semana, mesmo assim, quando não me encontrava em viagem a serviço da Auditoria do SERPRO. Fazia o possível para aproveitar estes dias para dedicar-me a família, quer seja no Clube ou a passeios por ocasiões de férias.
Ao aposentar-me, em fevereiro de 2000, foi como se estivesse me libertado, com a certeza do dever cumprido, preparando aí então o descanso merecido do guerreiro. A adaptação foi tranquila, pois havia feito um planejamento para aquele momento.

Iniciei, com minha esposa Maria Celeste, uma viagem pela Europa, onde conhecemos a Espanha, Portugal, França, Itália, Vaticano, Suiça, Áustria, Vaduz, Lienchteusteiu, etc. Posteriormente conhecemos, na América do Sul, Argentina, Paraguai e Chile, na América do Norte, Miami e Cancun, no México. Foi tranquilo e maravilhoso para nos adaptarmos à nova vida. Retornando ao Brasil, adquirimos um Imóvel em Caldas Novas-GO, onde procuro curtir momentos de paz com minha família, naquelas águas quentes reconfortantes .
Para manter a cabeça em atividade, não fugindo da minha especialização, participei do Conselho Fiscal do Serpros, no período de 2008/2010. Hoje sou Presidente dos Conselhos Fiscais do Minas Brasilia Tênis Clube (clube este de alta relevância na sociedade de Brasilia, onde divido o tempo com o lazer e acompanhamento de meus queridos netos na prática de futebol de base) e do Rotary Clube de Brasília Norte, com muita honra. Participo ainda do Conselho da Fundação de Rotarianos de Brasília.

Relativamente ao meu relacionamento com a família, se transformou de forma maravilhosa, devido à disponibilidade de tempo par dedicar-me da melhor forma possível. Para manter minha forma física e mental, afinal, são 73 anos né? pratico academia, aeróbica e musculação, na própria Academia do Clube, respeitando as recomendações e acompanhamento médico.
Meu relacionamento com amigos, após aposentar-me enriqueceu de forma excelente, uma vez que, além de expandi-lo, se tornou mais estreito, devido ao tempo disponível para usufrui-los e trocar conhecimentos.
Se pudesse reviver meu período inicial da aposentadoria,faria tudo da mesma forma, sem qualquer mudança, pois acredito ter sido da forma que sempre sonhei e planejei.

Para os postulantes a aposentadoria, sugiro que façam um bom planejamento daquilo  que será a sua vida para o futuro; se possível e assim entenderem, façam viagens para aliviar as tensões e  se aprimorarem  culturalmente para a nova vida, nunca esquecendo de manter a forma física e mental em dia. No mais, sejam felizes e bem vindos ao nosso grupo da "Excelente Idade". 
Fraternalmente,  Airton Tomé