Boletim Eletrônico da Aspas - 15 de Junho de 2015

15 de Junho de 2015
 

ASPAS TEM SEGUNDA REUNIÃO COM INTERVENTOR
Conforme informado em nosso último boletim, diretores e conselheiros da ASPAS, na terça-feira, dia 9, estiveram reunidos com o sr. Walter de Carvalho Parente, interventor designado pela Previc.

O encontro ocorreu no auditório do Serpros, com uma ampla exposição, por parte do interventor, acerca do processo ora em vigor, o qual foi devidamente explicado assim como, também, respondidas todas as perguntas e esclarecidas as dúvidas. O interventor demonstrou grande experiência em intervenções e recuperação de fundos.

Dentre os principais aspectos que foram abordados, podemos destacar:

- a diretoria e os conselheiros do Serpros foram afastados definitivamente, assim como, demitido, o diretor de investimento, sr. Eloir Cogliatti, único sem vínculo com o Serpro. Ao encerrar a intervenção, o sr. Walter convocará eleições para a criação dos conselhos deliberativo e fiscal;

- hoje o SERPROS conta com 86 efetivos, além de 11 terceirizados ;

- o processo de intervenção está voltado para a administração da entidade como um todo e não especificamente dos investimentos;

- o interventor afirma que sua permanência no Serpros poderá ser superior aos seis meses previstos. Para auxiliá-lo, está sendo selecionado, pela Previc, assessor especializado em investimentos. A Comissão de Inquérito Administrativo, já formada e designada, atuará dentro da Previc, em Brasília, e deverá iniciar seus trabalhos esta semana;

- expôs ainda o sr. Walter sobre a importância dos conselhos fiscais e teceu considerações sobre a necessidade do fortalecimento do papel dos conselhos fiscais, porque são eles a essência da boa gestão, com poderes determinantes no destino das entidades e de suas aplicações financeiras;

- o interventor falou sobre a importância da ASPAS e o papel que ela representa como guardiã dos interesses dos seus associados com relação ao Serpros. O sr. Walter enfatizou que a ASPAS deva trabalhar no sentido de preparar e eleger candidatos próprios para os conselhos do SERPROS.

15/06/2015

 

Conselhos e diretoria da ASPAS discutem plano de trabalho 2015
Reunidos no dia 10 de junho, os conselhos deliberativo e fiscal da ASPAS, junto com a diretoria executiva, discutiram o plano de trabalho da Associação para 2015, agora sob a ótica da intervenção do Serpro.

Clique para ver mais fotos

15/06/2015

 

Adeus a Moreto
É com pesar que a ASPAS informa o falecimento, no último domingo, dia 07 de junho, do nosso colega de Serpro, Luiz Edmundo Alves MORETO. Moreto entrou no Serpro em 1968 e teve sua história na Empresa sempre ligada às áreas de educação corporativa; trabalhou muitos anos no Centro Nacional de Treinamento - CNT, e também na área de tecnologia, onde atuou um longo período na Diretoria de Tecnologia - DITEC. Atualmente, estava lotado na Divisão de Capacitação Tecnológica da Universidade Corporativa do Serpro - UNIGT/UNIGA/UNISE.


Ao longo de sua trajetória na empresa, Moreto participou de inúmeras atividades, como a criação do Congresso Serpro de Informática (CSI), coordenação dos Cursos de Pós­graduação Cades e Cacom, criação e execução do Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão aplicados a Serviços Públicos - ConSerpro, tendo inclusive sendo homenageado no ConSerpro comemorativo aos 50 anos do Serpro, pela relevância e qualidade dos trabalhos prestados ao Serpro.


Moreto deixa um legado de imenso valor para a empresa com seus trabalhos pioneiros e seu exemplo de dedicação e colaboração com os colegas que o consideravam o "Mestre" e a delicadeza no trato com todos. Fará muita falta entre nós.


12/06/2015

 

Governo tem até 17 de junho para sancionar ou vetar mudança no cálculo do fator previdenciário
O Congresso Nacional, ao analisar a MP 664, que trata, dentre outros temas, da pensão por morte, modificou alguns artigos e propôs alterações também na aposentadoria, com a aplicação da fórmula já conhecida como 85/95. De acordo com a proposta, para mulheres cuja soma do tempo de contribuição com a idade resulte em 85, não incidiria o fator previdenciário (espécie de redutor do valor da aposentadoria); o mesmo critério valeria para os homens quando a soma fosse 95. Para professoras, de acordo com a emenda, a soma deveria ser 80 e para professores, 90. Nos demais casos de aposentadoria por tempo de contribuição, continuaria valendo o fator previdenciário.


Agora a presidente Dilma tem até o dia 17 de junho para sancionar ou vetar a proposta, e, de acordo com sindicalistas, ela apresentará uma fórmula variável que seria discutida com as centrais sindicais e lideranças de aposentados.


Quanto às modificações propostas na pensão por morte, o Congresso alterou diversos itens da MP.

Clique e confira

12/06/2015

 

Imunoterapia desponta como aliada no tratamento do câncer
Recentemente foi divulgado pela grande imprensa que um tipo agressivo de câncer de pele estava sendo combatido experimentalmente com um vírus modificado da herpes. Outros trabalhos promissores nesta linha de 'infectar' o paciente para resolver um mal maior já foram desenvolvidos e agoram retornam com força no tratamento de alguns tipos de câncer. A mudança no sistema imunitário do paciente vem possibilitando novos tratamentos.

Clique para ler a matéria publicada no portal BBC

Clique para ler a matéria publicada em O Globo

12/06/2015

 

Associado empreendedor conta sua trajetória pós-aposentadoria
"Eu me aposentei em 2011, como Analista de sistemas. Quando me desliguei do Serpro, praticamente já estava contratado por uma empresa de consultoria", revelou Carlos Rangel Nogueira, associado que continua na ativa e na área de informática, porém com um horário mais flexível.

Confira a entrevista

12/06/2015

 
 

Parabenize os aniversariantes da semana

16 MARIA DE JESUS CAMPELO DE OLIVEIRA RJ


16 VERA LÚCIA MARTIN SP


18 SONIA MARIA SANTOS CELESTINO RJ


18 IDA ROSA RIOS ANDRADE RS


18 ALBENISA LIMA PEIXOTO CE


18 ELISABETH GOMES DE SOUZA RJ


18 JORGE LUIZ LIMA SC


18 ARMANDO MARINO CORREA MT


19 TEREZINHA DE JESUS DOS SANTOS JACQUES RS


20 SIRLEY CANEVA BRAGA RS


20 ANTONIO DOS SANTOS RJ


20 SERGIO LUIZ DE MOURA MG


20 MARISTELA DE OLIVEIRA TEODORO SP


21 PAULO CEZAR CORREA DE SOUZA RJ


21 CLAUDIO MORALE DF


21 ISMENIA DA SILVA COELHO AREAS RJ




12/06/2015

 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência


Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe


de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.


Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html


Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.