Associado empreendedor conta sua trajetória pós-aposentadoria

"Eu me aposentei em 2011, como Analista de sistemas. Quando me desliguei  do Serpro, praticamente já estava contratado por uma empresa de consultoria", revelou Carlos Rangel Nogueira, associado que continua na ativa e na área de informática, porém com um horário mais flexível.
 
Quando se aposentou, em que unidade trabalhava e em qual função?
Carlos Rangel Nogueira: 
Eu me aposentei em 2011, como Analista de sistemas A. Trabalhava na diretoria Sunat, que na época ficava no Horto - depois foi para o Andaraí, onde me aposentei.

Como foi sua adaptação às primeiras semanas de aposentado?
Carlos:
A minha adaptação foi a mais normal possível, pois eu não me via sem nenhuma ocupação. Minha mulher e filha sabiam que eu não queria deixar de trabalhar, pois eu sempre procurei estar pronto para o mercado de trabalho quando deixasse o Serpro.

Como e quando veio a decisão de voltar ao mercado?
Carlos:
Quando eu me desliguei  do Serpro, praticamente já estava contratado por uma empresa de consultoria, a CPM Sistemas (empresa ligada ao Bradesco), onde eu já tinha feito um bom trabalho anteriormente. Lá fui dirigir um grupo para fazer a migração do ambiente Unisys para IBM. Depois fui convidado a gerenciar a empresa Stefanini, na área de atendimento ao Bradesco. E em seguidas fui CEO do Sindicato dos Professores do Ensino Superior do Rio de Janeiro. Atualmente estou na empresa Provider-It, onde, além de consultor, desenvolvo um trabalho de parceria de negócios com várias empresas, o que me ocupa bastante.

Em que mais difere seu trabalho anterior do atual? Que novos desafios o senhor está encontrando como empreendedor?
Carlos:
A prática de trabalho fora da estatal é completamente diferente, o modelo é mais dinâmico. Como consultor você  tem que estar preparado para atender a demanda que se apresenta. É importante saber que você não é empregado, mas sim um prestador de serviço, o que te obriga a estar sempre pronto a receber novos desafios.

De que forma o senhor está encarando esta nova fase da sua vida?
Carlos:
Muito bem, pois  era o que eu queria para me manter útil. Normalmente vou à empresa diariamente, pois tenho atividades que me obrigam, apesar de ter um horário flexível. E também faço ginástica diariamente na ACM.

Que mensagem gostaria de deixar para os associados da ASPAS?
Carlos:
Aos meus colegas, deixo o seguinte recado:  procure sempre se manter vivo e atualizado com as novas tendências , com isso você poderá sempre criar oportunidades na vida. Eu escolhi continuar trabalhando, mas você poderá fazer qualquer  atividade que lhe dê satisfação. No mais, saudações para todos.