Boletim Eletrônico Aspas de 04 de Maio de 2015

04 de Maio de 2015

Eleições para os conselhos do SERPROS acontecem dias 11 e 12 de maio
Estamos na reta final da campanha eleitoral do SERPROS, pois as eleições para o Conselho Deliberativo (CDE) e o Conselho Fiscal (COF) acontecem na segunda e terça da próxima semana, dias 11 e 12 de maio.
É muito importante que todos os participantes, ativos, aposentados e pensionistas, votem em massa, defendendo o SERPROS que queremos: um fundo de pensão livre de influências partidárias e de investimentos duvidosos, de forma a garantir nossa complementação de forma tranquila, sem incidência de contribuições adicionais.
Para os aposentados e pensionistas, se no dia 11 ou 12, seu computador apresentar qualquer problema, os chamados Espaço Cidadão, em todas as regionais do Serpro, com computadores ligados à Internet, estarão disponíveis para os participantes assistidos. Se você mora no Rio de Janeiro, também poderá vir à sede da ASPAS e votar em um de nossos computadores (Av. Rio Branco 120, sala 918, próximo ao metrô da Carioca). Lembramos que um resumo da plataforma de todos os candidatos associados da ASPAS foi publicado em nosso Informe nr. 40. Você também pode conferir a plataforma completa de todos os candidatos no site do SERPROS, no link http://eleicoes.serpros.com.br/ConhecaOsCandidatos.aspx.


Atenção: Se você ainda não tem sua senha de acesso à área restrita aos participantes no site do SERPROS, ou não se recorda da mesma, entre em contato urgente com o SAP (0800 721 10 10), que lhe fornecerá uma nova senha. Não deixe para a última hora.
Dias de votação: apenas dias 11 e 12 de maio, votação exclusivamente pela internet.

Como votar:
- tenha em mãos sua inscrição no SERPROS ou matrícula da sua patrocinadora (SERPRO ou SERPROS, este para os empregados do fundo), nº do seu CPF e senha da área restrita dos participantes;
- acesse o site http://eleicoes.serpros.com.br/ ou clique aqui
- entre em VOTE AGORA (canto superior direito da página) e informe os dados solicitados;
- em seguida vote em dois candidatos ao CDE e em um candidado para o COF.

04/05/2015

 

Nota da Diretoria: esclarecimento sobre mensagem apócrifa distribuída via internet
Circulou na semana passada um e-mail, que continha acusações sobre a atuação e posicionamento da ASPAS, em relação ao processo eleitoral para os Conselhos do SERPROS.
Por se tratar de mensagem apócrifa, em que, claramente, o autor não teve coragem de se identificar, pretendíamos, simplesmente, ignorá-la. Em respeito a vários de nossos associados, que nos consultaram sobre o assunto, decidimos, entretanto, prestar os seguintes esclarecimentos:
- A ASPAS, institucionalmente, não apoia, nem nunca apoiou, candidatos às eleições para os Conselhos do SERPROS, o que não impede que seus associados (isoladamente ou em grupo), incluindo os diretores e conselheiros, trabalhem e prestem apoio material a candidatos que julguem mais preparados ou identificados com suas visões sobre as demandas dos participantes.
- Tradicionalmente, o impresso Informe ASPAS, na edição que precede as eleições, publica um resumo da plataforma dos candidatos que fazem parte do seu quadro de associados, sem que isso represente qualquer indicação de apoio. No número 40, de abril de 2015, ora em circulação, pela primeira vez constam plataformas de candidatos ativos, pela simples razão de que, com a mudança de estatuto ocorrida em 2014, a associação, antes restrita aos aposentados, passou a abrigar também os participantes ativos.
- Além disso, o envolvimento da ASPAS no processo eleitoral, ao qual atribui grande importância, tem se resumido em repassar a seus associados as instruções divulgadas pelo SERPROS, conclamando-os a votar conscientemente, e, como ocorreu este ano, solicitando ao Conselho Deliberativo (CDE) alterações para facilitar o processo, tornando-o mais representativo e democrático, o que, infelizmente, nem sequer mereceu uma resposta.

Lamentamos que este tipo de prática seja utilizado nos eventos mais importantes do nosso fundo de pensão, as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Esperamos que todos participem do esforço para banir definitivamente estas práticas do nosso cotidiano.

A Diretoria da ASPAS

04/05/2015

 

Em maio, reunião especial incluindo palestra sobre Alzheimer
Agende: no dia 6 de maio, primeira quarta-feira do mês, a reunião mensal da ASPAS com os associados residentes ou de passagem pelo Rio de Janeiro será no auditório da Federação dos Bancários (Av. Graça Aranha 19, 9º andar - próximo da estação de metrô Cinelândia), às 14h.

A mudança de local visa podermos receber um maior número de associados já que, além dos temas habituais da ASPAS, teremos palestrantes da APAZ - Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer - oferecendo valiosas informações sobre a doença, como identificá-la e a melhor forma de lidar com o doente. Associados da ASES e participantes do SERPROS também estão convidados.
Prestigie nossa reunião!

04/05/2015

 

AGO de 29 de abril aprova documentos contábeis da ASPAS
Reunidos em Assembleia Geral Ordinária, no dia 29 de abril, os associados da ASPAS aprovaram o balanço de 2014 e demais documentos contábeis, assim como o relatório da Diretoria Executiva e o orçamento para 2015.

04/05/2015

 

Justiça concede liminar e participantes do Postalis não vão fazer contribuição extra
Correios diz que enquanto isso também não faz aporte
Em resposta à ação protocolada pela Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), a juíza Ana Carolina Ferreira Ogata, da 1ª vara cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e de Territórios (TJDFT), concedeu liminar suspendendo o pagamento de contribuições adicionais dos participantes da Postalis para equacionamento de déficit de R$ 5,6 bilhões - O valor aprovado pelo conselho deliberativo da entidade previu um desconto de até 25,98% sobre os benefícios complementares dos aposentados e de 4,98% nos salários dos funcionários ativos.
Em sua decisão, a magistrada acatou os argumentos dos participantes do fundo de pensão dos Correios que afirmam que há indícios de que o déficit tem origem em atos de má gestão de investimentos.
Apesar de a decisão não alterar os aportes que os Correios teriam de fazer para cobrir o rombo no plano de previdência, o fundo de pensão disse, em nota ao jornal O Globo, que também suspenderá os pagamentos, alegando que a legislação prevê cobertura paritária do déficit. O Postalis informou ainda que recorrerá da decisão.


Clique para ler a íntegra da notícia publicada em 25/04/15

04/05/2015

 

Entrevista com o aniversariante de 3 de maio
O aniversariante de maio entrevistado neste boletim, a quem parabenizamos, é João de Almeida Godinho, ex-chefe do setor de material da 7ª URO, aposentado desde o ano 2000. Godinho compartilha conosco sua visão a cerca do envelhecimento, das políticas públicas para a terceira idade e seu nível de satisfação com o SERPROS e a ASPAS.

Confira a entrevista

04/05/2015

 

Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem agora conta com membros da Anapar
A convite da Previc, a Anapar agora integra a Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CCMA), que tem como objetivo solucionar, de forma rápida e sem interferência do Judiário, conflitos entre participantes, patrocinadores e entidades fechadas de previdência complementar. Além da Anapar, compõem a CCMA servidores públicos da Previc e membros indicados pela Abrapp.

Para mais detalhes, veja o boletim da Anapar nº 527

04/05/2015

 

Em trâmite, pedido de CPI para fundos de pensão
A maioria dos partidos assinou o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão, tendo por base as recentes denúncias de gestão irregular nos fundos Petros (Petrobras), Postalis (Correios), Funcef (Caixa) e Banco do Brasil (Previ). O requerimento, com um total de 186 assinaturas, foi protocolado em 22 de abril.

Clique para ler a íntegra da matéria

04/05/2015

 

RJ: Vacinação contra gripe começa dia 4 de maio
A campanha anual de vacinação contra a gripe no município do Rio de Janeiro tem início nesta segunda, 4 de maio, com foco principal nos idosos, gestantes, crianças até quatro anos e mulheres no pós-parto. Todos os postos da cidade participam, de segunda a sexta, das 8 às 17h. No dia 9 haverá um mutirão especial contando com 400 pontos extras de vacinação espalhados pela cidade.

04/05/2015

 
Parabenize os aniversariantes
04 EVANIR GRACIOSO DO E. SANTO RJ
05 ELIO VALENTE DF
05 NILZA ACCACIO VELOSO RJ
05 MARIO CESAR DE CARVALHO DF
05 MARIA DO ROSARIO SOARES SP
06 ADELINO MARCELINO DOS SANTOS SP
06 GILSON LEAL BARBOSA RJ
06 JOSE SERGIO PASTOR MACEDO DF
06 PAULO FERNANDO KAPP RS
06 MARA NEY MUNIZ MOTTA RJ
06 SONIA MARIA SODRE RJ
08 JORGETE CAROLINA DE ARAUJO RJ
08 JOSE VALDIR VERISSIMO DE SOUSA RJ
08 AMERICO BRASIL RS
08 MARIO TEIXEIRA LEITE DE VASCONCELOS RJ
08 LILIA MARQUES DE SOUZA COZAC RJ
09 MARIO AUGUSTO DA COSTA RODRIGUES PA
09 PAULO SERGIO SANTOS RODRIGUES RJ
10 GILKA LUIZA BANDEIRA ESPINHEIRA BA
10 MARCUS VINÍCIUS VIANNA DE SOUZA DF
10 MARIA ALINE DA COSTA BARROS RJ


04/05/2015
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.