Entrevista com o aniversariante de 3 de maio

O aniversariante de maio entrevistado neste boletim, a quem parabenizamos, é João de Almeida Godinho, ex-chefe do setor de material da 7ª URO, aposentado desde o ano 2000. Godinho compartilha conosco sua visão a cerca do envelhecimento, das políticas públicas para a terceira idade e seu nível de satisfação com o SERPROS e a ASPAS.

Que opções você vislumbra para terceira idade atualmente?
João de Almeida Godinho
: O envelhecimento populacional está ocorrendo rapidamente, sem que tenha havido melhoria das condições de vida da população de um modo geral. No tocante à expectativa de vida, considerando-se tendência decrescente da taxa de fecundidade e a crescente taxa de longevidade, há indicadores de crescimento deste último grupo. Desse modo, há elevação da expectativa da média de vida da população e crescimento em termos absolutos e proporcionais do número de pessoas chegando a idades avançadas.

O que você gostaria que fosse considerado/tratado/incluído como política pública para a terceira idade?
Godinho:
É comum a divulgação de lazer para a terceira idade, entretanto em termos de Políticas Públicas a abrangência é restrita a colocação de aparelhos de ginásticas em pouquíssimas praças e em algumas nem um atendente para corrigir posturas e controlar tempos individuais existe. No meu entender, o idoso necessita de carinho, atenção, respeito, passeio público de qualidade, sem árvores, postes e degraus nas calçadas, transporte de qualidade, viagens, passeios, pacotes turísticos sob medida acompanhados de especialista em lazer e cultura. Além destas coisas tem que ser pensado muito em custos, pois querer não significa poder.

 
Gostaria de dar alguma sugestão para se levar a vida com mais qualidade?
Godinho:
Este item se funde com o item acima e é mister acrescentar que existe uma disparidade de recursos e muitos aposentados ainda sustentam a casa de filhos, pois representam, em alguns casos, a única fonte de recursos financeiros das famílias. O que realmente mais necessitam, dentre outras coisas, é uma moradia decente, transporte público de qualidade e confiável, pois,nem sempre os motoristas de ônibus param recolhê-los.

Está satisfeito com o fundo de pensão?


Godinho:
  Sim, tenho muita satisfação em pertencer ao Fundo de Pensão SERPROS, tendo em vista que sem ele, eu jamais poderia me aposentar, face que o que recebo como aposentado do INSS, cerca de R$ 2.070,00, não comportaria minha despesa atual e não poderia ter nem o apartamento e o automóvel que tenho.

 
E com a atuação da Aspas? O que sugere para melhorar nossa atuação e a abrangência do atendimento?


Godinho: 
A ASPAS foi uma criação de um visionário que lutou muito e conseguiu criar uma Instituição que prima pelo interesse do aposentado com muita luta de bravos companheiros que já passaram pela sua gestão e, cada qual em seu tempo, contribuiu muito para o seu crescimento e implantação de serviços de grande utilidade para seus associados.