Aniversário: também uma data para reflexão

Nosso entrevistado do mês de abril é o aniversariante e diretor da ASPAS João Carlos Afilhado dos Santos. João entrou no SERPRO em 1977 e se aposentou em 2011, tendo trabalhado na regional do Rio de Janeiro como analista de informática, com especialização em rede de computadores. Ele compartilhou sua visão de mundo conosco, suas opiniões sobre o que é mais importante na terceira idade, seu nível de satisfação com o SERPROS e com a própria ASPAS. Nossos agradecimentos ao João e votos de muitas felicidades.

Que opções você vislumbra para terceira idade atualmente?
João Carlos Afilhado dos Santos:
Primeiramente é importante focar a necessidade de manter a mente ocupada a maior parte do tempo e a necessidade de se sentir útil não somente nas atividades que praticar, mas também no convívio familiar. Aprender novas atividades, sejam elas ligadas à arte ou aos esportes. O importante é que a sua escolha seja por atividades em que aliem o dom e o prazer de exercê-la (s).

O que você gostaria que fosse considerado/tratado/incluído como política pública para a terceira idade?
João:
A efetiva garantia aos direitos conquistados pela nossa própria contribuição para o crescimento da nação, ou seja, aposentadoria digna, assistência/atendimento médico de qualidade e diferenciado.

Gostaria de dar alguma sugestão para se levar a vida com mais qualidade?
João:
Em se falando de Brasil, fica um pouco utópico, mas acredito que o ideal seria viver em algum lugar tranquilo junto a uma natureza não muito agredida e se alimentando do que a região produzir naturalmente. Em suma, viver em um lugar onde não existam filas, engarrafamentos, assaltos, barulho em demasia e falta de compreensão humana.

Está satisfeito com o fundo de pensão?
João:
No que tange à complementação sim, mas quanto à aplicação dos recursos, em diversos momentos, não.

E com a atuação da ASPAS? O que sugere para melhorar nossa atuação e a abrangência do atendimento?
João:
Não é por fazer parte desta diretoria, mas, considerando o crescimento do número de associados, a reforma do estatuto e a permanente busca pela preservação dos nossos direitos através de ações jurídicas estabelecidas, além da constante vigília com relação às ações da direção do fundo de pensões, em suma, por estes motivos, vislumbro um crescimento da ASPAS a nível Brasil com instalação de representações regionais e conquistas de novos convênios.