Informativo nº 01 - julho/2003

COMUNICAÇÃO
Este INFORMATIVO ASPAS é o cumprimento de um dos itens do plano de ação da Diretoria para intensificar a comunicação entre a ASPAS e seus associados.
No mesmo sentido, estamos fazendo do nosso site www.aspas.org.br  um canal para divulgação mais ágil das notícias da ASPAS. Por esse site, os associados podem cadastrar os seus e-mails para serem utilizados pela ASPAS como mais um recurso de comunicação.
Também estamos regularmente utilizando espaços no SERPROS JORNAL e na RESENHA SEMANAL SERPROS, esta tanto na sua versão impressa distribuída internamente no SERPROS, como na sua versão online no site www.serpros.com.br, nesses casos com a anuência da Diretoria do SERPROS.
Por outro lado, os associados podem se comunicar com a ASPAS por correspondência, pelo endereço do SERPROS, rua Fernandes Guimarães, 35 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22290-000, pelo telefone (21) 2543-1222 - ramal 2256 e por fax (21) 25415448,  DF - Bartolomeu (61) 2441190, PA - Felisberto (91) 96020319, PE - Edvaldo ASES (81) 32697440,      RS - Wanderlei (51) 32283271.

DIRETORIA DA ASPAS ELEITA PARA NOVA GESTÃO 
Tão logo tomou posse, em 21/05/03, juntamente com os Conselhos Deliberativo e Fiscal, a DIRETORIA EXECUTIVA da ASPAS, eleita pelos associados para o biênio 2003/2005, arregaçou as mangas e está dando continuidade aos trabalhos que vinham sendo realizados.
 
APOSENTADO ELEITO PRESIDE CONSELHO 
O aposentado THADEU ERNESTO SENNA PORTELA, associado da ASPAS, eleito para o Conselho Fiscal do SERPROS, foi indicado pelos seus pares para PRESIDENTE do referido Conselho. A ASPAS congratula-se com o seu associado pela eleição e indicação, certa de seu merecimento, e faz votos de pleno sucesso no seu trabalho juntamente com os seus companheiros.
 
PATROCINADORA SERPRO TEM NOVOS DIRIGENTES 
Tomou posse na presidência do SERPRO o Sr. HENRIQUE CONSTABILE, que já está formando a sua nova diretoria. A ASPAS, por sua DIRETORIA, CONSELHOS DELIBERATIVO e FISCAL, e em nome de seus Associados, formula votos de  gestão plena de realizações ao novo Presidente e Diretores.
 
PS-1: DÉFICIT TÉCNICO E SEU EQUACIONAMENTO 
O SERPROS está trabalhando no equacionamento do déficit do PS-1, através de medidas que estão sendo levadas à análise do seu CDE - Conselho Deliberativo e ao SERPRO para definição. A ASPAS está acompanhando esse assunto junto ao SERPROS.
 
PLANO DE SAÚDE SUL AMÉRICA 
A SUL AMÉRICA reajustou as mensalidades do plano de saúde contratado pelo SERPRO para seus empregados, extensivo aos ex-empregados, aposentados  e assistidos pelo SERPROS. Os novos valores, de R$ 90,52 e R$ 119,73, vigoram a partir de JUNHO e serão cobrados a partir dos boletos de JULHO, com a diferença referente a junho. O reajuste é de 17,67%, resultado das negociações.

IRRF - PROCESSO JUDICIAL
A ação judicial pela qual a ASPAS, em nome de 76 associados, reivindica a não incidência de imposto de renda sobre os valores de benefícios de suplementação de aposentadoria pagos pelo SERPROS, tramita normalmente desde janeiro/02 e o último movimento dá conta da sua remessa ao Juiz, onde aguarda sentença desde 01/07/03. 
Os associados interessados podem acompanhar o andamento dessa ação através do site da ASPAS - www.aspas.org.br- ou do site www.jfrj.gov.br. O número do processo é 200251010000416.
 
FGTS FÁCIL - PAGAMENTO JÁ PARA APOSENTADOS
A ASPAS aderiu à campanha do IFF - INSTITUTO FGTS FÁCIL, uma ONG empenhada em sensibilizar o Congresso Nacional no sentido de, através de lei, determinar o pagamento imediato aos aposentados dos valores expurgados das contas do FGTS, nos Planos Verão e Collor I.
Em correspondência de 10/06/03 o FGTS FÁCIL solicitou audiência ao Exmo. Sr. Presidente da República para entregar o abaixo-assinado da campanha "Expurgos do FGTS - Pagamento Já Para os Aposentados". Em resposta, o assunto foi remetido aos Ministérios da Previdência e da Fazenda.
 
NOVOS ASSOCIADOS PARA À ASPAS
A ASPAS conta hoje, depois de quase 5 anos de sua criação, com cerca de 700 associados, aproximadamente 20% do total de ex-empregados do SERPRO, assistidos pelo SERPROS. A Diretoria da ASPAS está empenhada em ampliar o seu quadro de associados. Para adesão, o interessado pode obter os formulários de inscrição, acessando o nosso site www.aspas.org.br, ou se dirigir à ASPAS pelo telefone (21) 25431222 - ramal 2256, diariamente, no horário das l3 às l7 horas.
 
REPRESENTAÇÕES REGIONAIS DA ASPAS
A ASPAS precisa ampliar a sua representação regional em São Paulo, Bahia, Paraná, Ceará e Minas Gerais identificando associados que estejam interessados em exercer essa representação na sua cidade. Enquanto procuramos, aceitamos sugestões e indicações para análise.
 
PARCERIA ASPAS X ASASTEL
A ASPAS estabeleceu parceria com a ASASTEL - Associação dos Assistidos da Telos (EMBRATEL), que passará a oferecer aos associados da ASPAS a sua programação na área social, saúde e lazer.

APROVEITANDO O SESC
Procure o SESC de sua cidade e apresente-se como aposentado do SERPRO para poder usufruir dos serviços oferecidos.

LEITURA SELECIONADA
Confira a sugestão: "COM A CORDA TODA - AUTO-ESTIMA E QUALIDADE DE VIDA", de Karim Khoury, SENAC, São Paulo.