Entrevista: presidente da ASPAS fala sobre a nova gestão

Há pouco mais de um mês, em 3 de janeiro, Paulo Barbosa Coimbra assumiu a presidência da ASPAS. O cenário, complexo. De um lado, maiores despesas por conta do aluguel de uma sala para funcionamento da entidade; iminência de prejuízo no PS II e PS I devido a más aplicações feitas pela patrocinadora no BVA; ganhos menores nas aplicações do fundo em função da redução da taxa de juros imposta pelo governo. De outro, a entidade planejando seu fortalecimento com a possível entrada de ativos na sua base de representação; a ação que visa revisão dos 35% de aumento na contribuição; outros processos jurídicos em defesa dos assistidos; planos de maiores benefícios para aposentados e pensionistas, com incremento de convênios e parcerias e reuniões mais frequentes. Veja o que diz o novo presidente sobre cada um destes tópicos.


Coimbra, novo diretor-presidente da ASPAS


NOSSA SAÍDA DO SERPROS


Nossa saída das instalações do SERPROS, ocorrida no dia 28.12.2013, jamais será esquecida. Depois de tantos anos e diversas Administrações do SERPROS fomos surpreendidos com a decisão. Ainda no final da Administração ASPAS encerrada em 13.01.14,  da qual também fiz parte como Diretor Social, tivemos a incumbência de


providenciar nossa mudança  - procurar sala, instalações, telefone, tudo o necessário. Deus certamente nos ajudou muito, pois as dificuldades foram grandes, porém todas superadas e hoje nos sentimos gratificados pelos resultados alcançados. Todos os associados que nos visitaram até hoje, sendo componentes da atual administração ou não, aprovaram a nova sala da ASPAS, que fica em pleno centro do Rio de Janeiro (Av. Rio Branco, 120 sala 918 Prédio da Associação dos empregados do Comércio). No momento estamos preocupados em rever nossos recursos adequando-os  para melhor atendimento aos associados.

BVA


A preocupação com os investimentos no BVA continuam e estamos extremamente decepcionados com a PREVIC (em julho 2013 acompanhado de um abaixo assinado de cerca de 2500 participantes, solicitamos o que é de nosso direito - uma auditoria para apurar tudo sobre as aplicações -  até hoje nem resposta recebemos do Órgão Fiscalizador, o que acho um absurdo de desrespeito. Nos próximos dias, com a ajuda da ANAPAR E UNIDASPREV, estaremos reafirmando a necessidade da Auditoria .

REDUÇÃO DE JUROS


Foi uma decisão governamental e precisamos de um tempo maior para avaliar suas consequências, se negativas o positivas.

ALTERAÇÃO DO ESTATUTO


O amadurecimento da ideia que os participantes ativos precisavam estar presentes na ASPAS vem de cerca de 5 anos atrás, hoje concretizada com uma aprovação significativa. Esperamos sinceramente que os Ativos, que carinhosamente chamamos


de " Aposentados de Amanhã.", venham ao nosso encontro na ASPAS, fortalecendo nossa  representação não só numericamente, mas principalmente trazendo novas propostas, participando ativamente do movimento de defesa de nossos direitos junto ao nosso fundo de pensão.

AÇÃO 35%


Fomos surpreendidos com a derrota na primeira instância, mas após uma avaliação do processo, estamos otimistas uma recuperação na próxima alçada judicial.

BITRIBUTAÇÃO


Acreditamos que nos próximos 30dias estaremos iniciando a execução de cerca  de 80% dos processos. Portanto, estamos chegando ao final de uma luta que iniciou em 2002.

CONVÊNIOS E PARCERIAS


No momento estamos redefinindo as necessidades atuais de nossos  associados, inclusive levando em consideração a entrada dos ativos. No decorrer do primeiro ano deste mandato pretendemos implantar diversos convênios e parcerias.

REUNIÃO COM ASSOCIADOS


Promovemos nossa primeira reunião mensal com os associados em 05.02.14, portanto já em nossas novas instalações. A reunião foi muito boa e com participação dos presentes. Enfim, foi um bom começo, pois estamos reativando o costume da reunião mensal.


No momento estamos analisando como implantar reuniões mensais em outros estados através de nossos representantes regionais/conselheiros.

MENSAGEM
Eu gostaria de mandar um recado a todos os associados e principalmente aos futuros associados que já começaram a chegar. Não me considero simplesmente mais um presidente da ASPAS, mas um associado que acredita numa atuação que pode levar a ASPAS a conhecer melhor o que o nosso associado precisa.  Pretendo na verdade coordenar o processo de administração de nossa associação aproveitando o de melhor que cada um pode contribuir. Alerto que todos podem contribuir e estamos a disposição para receber sugestões, podendo ser e-mail  (aspas@aspas.org.br) ou marcando visita pelo telefone 21-3852-9276.