Boletim Eletrônico ASPAS de 01 de Abril de 2013

 
01 de Abril de 2013

Assembleia da ASPAS é nesta quarta, 3 de abril. Compareça. Questões fundamentais em discussão
A ASPAS convoca todos os associados a participarem da Assembleia Geral Ordinária que será realizada nesta quarta-feira de abril, dia 3, às 14 horas, na sede da Federação dos Bancários do RJ e ES - Avenida Graça Aranha 19, 904 (Estação Metrô Cinelândia).

Em pauta, além da aprovação do balanço de 2012, demonstração do resultado do exercício e demais documentos contábeis, avaliação importante sobre o saldamento do PS I e alterações no PS II após intervenção no BVA, e a estratégia para a continuidade da luta pelo serviço passado.

Ao contrário do que diz o Serpros, e conforme já divulgado semana passada no boletim eletrônico da ASPAS, participantes de ambos os planos que já cumpriram suas carências têm direito adquirido aos benefícios vigentes antes da alteração dos planos, conforme artigo 13 da LC 109. Estes participantes não podem ser prejudicados pelas alterações no benefício de pensão por morte no regulamento do PS I após o saldamento, que terá um valor mínimo em caso de falecimento antes da aposentadoria pelo Serpros, bem como no benefício de renda de aposentaria programada do PS II, que será reduzido em função da alteração do custeio da pensão por morte após a aposentadoria, que passará para o saldo de contas do participante.

Venha saber dos detalhes destes e diversos outros problemas no esclarecimento dos participantes, incluindo a disponibilização dos simuladores somente no mês de março e não desde janeiro, conforme o compromisso de 90 dias de ampla divulgação das mudanças.

Participe, afinal, a ASPAS está defendendo seus direitos!
01/04/2013

Luta da ASPAS pela revisão do serviço passado no PS I, saldamento do PS I e alterações no PS II sem prejuízo para os participantes ganha adesão importante da Anapar e Sindicatos de PD
A Anapar (Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão) está conclamando as entidades representativas dos participantes ativos (Fenadados e os sindicatos de PD de todo o país, filiados e não filiados à Fenadados) para, junto com a ASPAS, participarem de reunião no dia 04 de abril próximo, no auditório da Federação dos Bancários do RJ e ES.

O objetivo é definir plano de ações, incluindo judiciais, para pressionar o Serpro a fazer aporte de recursos no PS I, com base na revisão do serviço passado, e para que o saldamento do PS I e as alterações no PS II não prejudiquem os participantes.

A revisão do serviço passado, proposta pelo próprio Serpro em 2009 e não aprovada pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional), é fundamental para o cancelamento da contribuição adicional de 35% sobre a contribuição normal, instituída em 2008, bem como para evitar ou minimizar outras contribuições adicionais para equacionar futuros déficits, que ocorrerão já a partir de 2014, com a redução da meta atuarial da taxa de juros, e, ainda, com a possibilidade de perdas dos investimentos no BVA. Cabe lembrar que as contribuições adicionais para equacionamento de déficit (como a de 35%) devem ser pagas também pelos participantes ativos, mesmo após o saldamento, e não somente pelos aposentados e pela patrocinadora.

O aporte no PS I, com base na revisão do serviço passado, e a paridade na Diretoria do Serpros, com a eleição de dois diretores pelos participantes, também farão parte da pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano, decisão tanto dos sindicatos filiados à Fenadados, como dos sindicatos e OLTs alinhados à FNI.

Clique aqui para ter acesso ao boletim especial do Serpros elaborado pelo Sindados-MG, com todas as informações sobre o saldamento do PS I.
01/04/2013

Novidade nas eleições do Serpros ao CDE: Luiz Antonio (Gato) Martins também é candidato
A Comissão eleitoral do Serpros reconsiderou o pleito do participante aposentado do PS I e atual presidente do Conselho Deliberativo da ASPAS, Luiz Antonio (Gato) Martins, e aceitou sua candidatura ao CDE do Serpros. Agora há três candidatos aposentados ao CDE: Paulo Kapp, Severino dos Santos e Luiz Antonio (Gato).

Leia mais
01/04/2013

Atenção maratonistas associados da ASPAS, vem aí a Corrida da Ponte Rio-Niterói
No dia 19 de maio próximo, acontece a famosa Corrida da Ponte 2013. A ASES-RJ arca com as despesas de inscrição de dez associados.

Veja detalhes da corrida clicando aqui
01/04/2013

Parabenize os aniversariantes da semana
01/04/2013

01 PAULO MARIO APRA DF
02 ANDRE LUIS RIBEIRO SP
02 JAIR OLIVEIRA PASSOS RJ
03 JUREMA BARBOSA DIORIO RJ
03 LEILA MARIA PINHEIRO FERNANDES RJ
04 EDISON GONCALVES REIS RJ
04 MARIO CLEMENTE CE
04 NILZA DOS SANTOS SANTIAGO PAZ DF
04 ROBERTO COSTA DE ANDRADE PA
06 ARNALDO BOTTARI P. DE MELLO SP
06 EDVALDO JOSE DE LEMOS MG
06 IVETE SAMPAIO DE VASCONCELLOS RJ
06 MARIA APARECIDA DA SILVA DF
07 ETELVINA ROSEMBRACH RJ
08 MARIA LUCINDA MANINI MG

As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
Acesse www.aspas.org.br 

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.