Boletim Eletrônico ASPAS de 31 de julho de 2012

 
31 de julho de 2012

   ASPAS presente no II Fórum de Participantes dos Planos de Previdência Complementar
Em 24 de julho foi realizado o II Fórum de Participantes dos Planos de Previdência Complementar Fechada, no auditório da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) no Rio de Janeiro. Pela ASPAS estiveram presentes Luiz Antônio Martins (Presidente do Conselho Deliberativo), Marlene Majella (Presidente), José Reinaldo Lisboa (Diretor), além dos membros do Conselho Deliberativo Iwanoy Cavalcanti, Sônia Celli e Rogério Porto.

O encontro foi composto de três painéis, com apresentações e debates de relevantes temas de interesse geral. O primeiro painel, denominado "Modelo de Gestão Compartilhada dos Planos de Previdência Privada Complementar Fechada" tinha como foco o aprimoramento dos mecanismos de representação de participantes e patrocinadores e tratou, entre outras questões, de formas de gestão, das decisões tomadas por voto de Minerva nos Conselhos e das condições para a retirada de patrocínio.

O "Patrimônio dos Participantes dos Planos de Previdência Privada Complementar Fechada" foi o tema do Painel II. O enfoque jurídico deixou muito claro que o patrimônio dos fundos é de exclusiva propriedade de seus participantes ativos e assistidos (comunheiros), não cabendo ao patrocinador (na qualidade de mero contribuinte), qualquer direito de reversão. A questão está na ordem do dia, diante de pressões governamentais para que metade do superávit seja creditado ao patrocinador, em caso de resultado positivo continuado.

O Painel III sob o título de "Propostas de Ações Conjuntas" tratou das diversas esferas de atuação disponíveis aos participantes, em âmbitos legislativo, administrativo, judiciário e nos aspectos de comunicação. Foram discutidas várias propostas a serem encaminhadas, com vistas ao aperfeiçoamento do Projeto de Lei 161/2012 (conhecido como Projeto Berzoini), que contempla as principais preocupações tratadas no Fórum.

O evento foi organizado por várias associações de representação de aposentados (AAPBB, Apa Fapes Bndes, Apel, Pós Furnas, Aposvale, Asastel e Unidas), com apoio da Vale. Além dos organizadores, outras entidades congêneres, ABRAPP, Secretaria de Previdência Complementar, PREVIC e alguns fundos de pensão se fizeram representar.
31/07/2012

Opções de viagem para idosos incluem gratuidade e intercâmbio
Através do Programa Melhor Viagem, o governo de São Paulo hospeda os viajantes da terceira idade no interior e litoral, em colônias de férias vinculadas a entidades de classe, com direito inclusive à pensão completa. As viagens duram cinco dias, de segunda à sexta, e para participar os interessados devem se cadastrar no site http://www.turismo.sp.gov.br/inscricao.html.

De acordo com a IE Intercâmbio, uma opção que vem crescendo na preferência dos idosos é o intercâmbio - saltou de 2% em 2008, para 5% atualmente - geralmente com atividades agregadas, como tango na Argentina, degustação de vinhos na Itália ou mesmo curso de culinária.

Além dos tradicionais pacotes de baixa temporada, algumas empresas de turismo já oferecem opções de roteiros específicas para o público idoso.
31/07/2012
Saiba mais

Ar-condicionado pode trazer doenças sérias
A limpeza deficiente nos dutos de ar-condicionado é responsável por várias doenças, entre elas uma pneumonia grave causada pela bactéria Legionella Pneumophyla e a febre de Pontiac. No inverno, quando permanecemos muito tempo em ambientes fechados, o problema pode se agravar, por isso é importante procurar o médico aos primeiros sintomas.

23/07/2012
Conheça as normas da Anvisa

Veja os prazos definidos para manutenção

Saiba mais sobre a bactéria Legionella

Confira as novidades em limpeza

Parabenize os aniversariantes da semana

 
31/07/2012

As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
Acesse www.aspas.org.br 

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Todos os Associados da ASPAS participam de descontos especiais nos
seguros de Automóvel, Residência, Condomínio e muitos outros.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com as melhores Seguradoras, inclusive Brasilveículos