Boletim Eletrônico ASPAS de 09 de julho de 2012

 
09 de julho de 2012

   ASPAS participa, junto com Anapar, de reunião na Previc sobre saldamento do PS I
Na sexta-feira, 6 de julho de 2012, a ASPAS participou de reunião com Elaine de Oliveira Castro, substituta do Diretor de Análise Técnica da PREVIC - Superintendência Nacional de Previdência Complementar, José Roberto Ferreira, solicitada pela ANAPAR - Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Pensão, para apresentar a posição das entidades sobre o processo de equacionamento do déficit do PS I, composto pelo saldamento do plano e alterações no PS II.

A Presidente da Anapar, Cláudia Ricaldoni, iniciou a reunião, informando à Previc a posição contrária da entidade de realização compulsória do saldamento do PS-I, sem consulta aos participantes, o que poderia levar à suspensão do saldamento pela Justiça, agravado ainda pelo fato do déficit ser equacionado fundamentalmente com o sacrifício dos participantes ativos, que terão reduzidos os benefícios que teriam se o plano não fosse saldado, sem a participação paritária da patrocinadora, como determinado pela legislação da previdência complementar.

A seguir, a Diretora-Presidente Marlene Majella e o Presidente do Conselho Deliberativo da ASPAS, Luiz Antonio (Gato) Martins, apresentaram um resumo das negociações realizadas em 2009 entre Serpro (Patrocinadora), Serpros, ASPAS (representando os assistidos) e FENADADOS (representando os ativos) para a implantação do saldamento do PS-I e alterações no PS-II, que chegou a um acordo entre as partes (detalhes ao final), porém não implementado pelo fato da STN - Secretaria do Tesouro Nacional (órgão de controle do SERPRO) não ter aprovado aporte adicional de recursos pela patrocinadora com base na revisão do serviço passado, que equacionaria o déficit remanescente do PS-I e tornaria possível o cancelamento da contribuição adicional de 35% nas contribuições do PS-I, implementada em outubro de 2008.
09/07/2012
Leia mais

Plano de trabalho da ASPAS: participe você também
O que você quer da ASPAS? Esta é a oportunidade para você participar da formulação de ações da ASPAS, com sua criatividade e experiência.Cinco grupos de trabalho serão constituídos, para assessoria da Diretoria Executiva, na discussão dos temas a seguir.

1.Aumento na arrecadação e admissão de associados na ativa nas patrocinadoras;
2. Aprimoramento na divulgação dos atos e fatos da ASPAS;
3.Estudos e ações para participação dos atos em planos de saúde e outros benefícios;
4.Apoio jurídico aos associados;
5.Avaliação da política de investimentos do SERPROS e acompanhamento de sua execução.

Contamos com a sua participação! Informe sua adesão, qualquer que seja sua região, indicando o tema de sua preferência, pelo email aspas@aspas.org.br, até 20/07.
09/07/2012  

Pesquisa mostra que 'games' são positivos para a terceira idade
De acordo com uma pesquisa do laboratório Gains Through Gaming, na Universidade do Estado da Carolina do Norte, jogar jogos desafiantes em computadores melhora a percepção espacial e capacidade de concentração de pessoas acima de 60 anos. Esse foi o resultado obtido pelos idosos participantes da pesquisa após jogarem em média uma hora por dia durante 14 dias o jogo "World of Warcraft".

09/07/2012
Clique para ler a matéria completa
 

UFF oferece diversos cursos para idosos
Quem tem mais de 55 anos já pode usufruir gratuitamente de oficinas de memória, origami, movimentação corporal, produção de texto, coral e teatro. Tudo isto na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ. O projeto, um programa de extensão do curso de Medicina, é coordenado pela geriatra Yoland Boechat e atende cerca de 400 idosos por mês. As reuniões acontecem às segundas, terças e quintas de manhã e às quartas à tarde.
09/07/2012

Parabenize os aniversariantes da semana

 
09/07/2012

As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
Acesse www.aspas.org.br 

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Todos os Associados da ASPAS participam de descontos especiais nos
seguros de Automóvel, Residência, Condomínio e muitos outros.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com as melhores Seguradoras, inclusive Brasilveículos