Boletim Eletrônico ASPAS de 23 de outubro de 2009

23 de outubro de 2009
Crescem os serviços de defesa contra a violência para com idosos
Negligência, agressões físicas e verbais, apropriação indébita, cárcere privado, ameaças e violência sexual fazem parte da relação de denúncias efetivadas por maiores de 60 anos nas delegacias especializadas contra idosos e em outros serviços similares. O serviço vem crescendo em todo o país e é uma defesa importante para proteger os mais velhos da violência dentro e fora de casa.
22/10/2009
[Clique aqui para saber onde denunciar ...]
 

Sal na alimentação: aqui menos é mais
Reduzir o consumo de sal nos alimentos é hoje visto pela Organização Mundial de Saúde como uma das formas de se preservar a saúde. Sal em excesso não só aumenta os casos de hipertensão como também ajuda a desenvolver outras doenças cardiovasculares. E o maior perigo está no excesso de sódio presente nos alimentos industrializados.
16/10/2009
[Leia mais...]

Eliminar ácaros ajuda a evitar alergias
Animais de dimensões microscópicas que se alimentam principalmente dos restos de pele humana que se libertam do nosso corpo por descamação, os ácaros são os grandes causadores das alergias do aparelho respiratório. Vivem principalmente no pó existente nos travesseiros, almofadas, lençóis, cobertores, colchões, tapetes e bonecos de pelúcia e mesmo quando mortos, mas não removidos, podem causar rinites, espirros e outras alergias. Combatê-los exige uma rotina semanal de limpeza e cuidados, mas o resultado compensa.
06/10/2009
[Leia mais...]
 

Cinco anos é o prazo prescricional para se cobrar na Justiça correção monetária sobre as restituições recolhidas a fundos de pensão
  A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça decidiu ser de cinco anos o prazo prescricional para cobrar na Justiça as diferenças de correção monetária incidentes sobre as restituições dos valores recolhidos a fundo de previdência privada. O prazo começa a contar da data de resgate da reserva de poupança, em decorrência do rompimento de contrato de trabalho do autor com a empresa patrocinadora
06/10/2009
[Leia mais...]

Fundos: superávit é dos participantes e não das patrocinadoras
Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) permite que participantes de um fundo de pensão fiquem com eventuais valores superavitários. O julgamento, segundo especialistas, é importante porque é comum haver superávit nos fundos de pensão privados e esta é a primeira vez que o tema começa a ser analisado pela corte.
06/10/2009
[Clique e leia na íntegra matéria publicada pelo Valor Online...]

Acesse www.aspas.org.br 

Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.

Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br