Caminhada é o exercício preferido dos brasileiros

Especialistas estimam que a caminhada seja o exercício mais praticado pelos brasileiros. Só em São Paulo, cerca de 520 mil ex-sedentários aderem à prática a cada ano, ganhando saúde, disposição e diminuindo a dosagem de vários medicamentos.

Caminhando e cantando e seguindo a canção.... Assim vão milhares de brasileiros, tênis nos pés, suor no corpo, pulmões renovados. O hábito de caminhar melhora a qualidade de vida e confere mais saúde aos praticantes

Estudos já comprovavam que caminhar regularmente diminui o LDL (colesterol "ruim"), aumenta sua fração boa, o HDL, e melhora a sensibilidade à insulina, reduzindo portanto o risco de complicações cardiovasculares e diabetes. Novas pesquisas afirmam inclusive que a necessidade do uso de remédios, como antidiabéticos, anti-hipertensivos ou aqueles para controlar o colesterol, cai pela metade em quem anda de 15 a 30 quilômetros por semana.

O exercício diminui ainda as chances de ter pedras na vesícula, produz antioxidantes, reduz a ansiedade, a depressão, melhora a auto-estima e, nas mulheres, diminui o risco de desenvolver câncer de mama em 23%. O fisiologista Paulo Zogaib, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), enumera os benefícios: "O corpo passa por uma adaptação ao novo ritmo para suportar o exercício, por isso há melhora nas capacidades cardiovascular e respiratória, no perfil lipídico e na capacidade de dilatação dos vasos, entre outros benefícios". O exercício só é contra-indicado para os que não podem fazer nenhum esforço físico ou estão de repouso.