Com parcimônia, o vinho pode ser ótimo aliado da saúde

Quando consumido moderadamente, o vinho pode auxiliar na prevenção de várias doenças, desempenhando funções anti-séptica, antivirótica e antioxidante, além de proteger os vasos sanguíneos. Para algumas pessoas, porém, o consumo é contra-indicado.

O vinho é um excelente anticoagulante e pessoas que bebem moderadamente têm menos chances de ter um AVC (acidente vascular cerebral). Em sua composição, estão presentes fenólicos, como os flavonóides antioxidantes que favorecem a dilatação dos vasos sanguíneos e protegem o aparelho cardiocirculatório. Os componentes presentes no vinho ajudam ainda a baixar o VLDL e aumentam o HDL, o que favorece também o controle do colesterol.

Na uva, existe uma substância chamada resveratrol, que tem uma função contra parasitas. Essa substância é responsável pela redução da viscosidade do sangue, além de prevenir a aterosclerose, exercendo um papel antioxidante importante para evitar fenômenos trombogênicos e aterogênicos. O resveratrol também exerce ação antiinflamatória e anticancerígena.

Os componentes do vinho ajudam ainda no antienvelhecimento, inibindo a ação dos radicais livres, e aumentando a resistência das fibras colágenas, com efeitos comparáveis aos das vitaminas C e E. Auxilia também o alívio de tensões, stress e depressão.

Quanto beber
A dose diária recomendável é de uma taça para mulheres e de duas taças para homens. Beber além do recomendável pode causar uma ação indireta sobre o fígado e o aumento das enzimas hepáticas, além de.trazer danos psicológicos e sociais.

Contraindicações
O consumo de vinho não é aconselhável para pessoas com:

·   arritmia cardíaca

·   doenças psiquiátricas

·   úlceras digestivas

·   alergias alimentares

·   em uso de psicotrópicos

Desportistas devem alertar os médicos sobre o consumo de vinho, pois pode haver o retardamento do desenvolvimento de massa muscular.