Socorro rápido evita sequelas graves em caso de AVC

O Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame, pode trazer complicações muito graves, mas se o paciente ou seus familiares souberem reconhecer os sintomas de um AVC e procurarem socorro imediato, as consequências são bem menores.

Neurologistas são unânimes em afirmar que o atendimento imediato é decisivo na redução dos efeitos do derrame, prevenção de maiores danos e recuperação do doente. Para isso é fundamental reconhecer os sintomas, sabendo que existem tantos derrames inesperados como os que sobrevêm após um processo de várias horas, com piora progressiva.

Principais sintomas

    * dormência súbita
    * debilidade
    * paralisia facial, do braço ou perna, geralmente em apenas um lado do corpo
    * dificuldade repentina para falar ou entender uma conversa
    * visão dupla ou embaçada
    * vertigem ou perda repentina do equilíbrio ou coordenação
    * dor de cabeça grave e súbita, sem explicação, acompanhada ou não de torcicolo, dor facial e entre os olhos
    * vômito e consciência alterada

Quando o doente é encaminhado a socorro médico antes de três horas de reconhecidos os sintomas, os coágulos ou trombos que causam o derrame podem ser dissolvidos e o fluxo de sangue ao cérebro restabelecido, diminuindo as sequelas a longo prazo.

É claro que o melhor mesmo é prevenir o derrame e para isso controlar a hipertensão arterial é fundamental. Outras medidas também são importantes: controle do colesterol e da diabetes; não fumar; evitar o consumo exagerado de álcool e não usar cocaína ou anfetaminas. Saúde!