Qualidade de vida na terceira idade

O Dia do Idoso, comemorado em 27 de fevereiro, é uma ótima ocasião para lembrar que envelhecer com saúde e qualidade de vida é possível. Prevenir doenças típicas, manter uma alimentação adequada à terceira idade, conhecer os fatores físicos, psicológicos, sociais e culturais do envelhecimento são importantes.

Prof. Carlos Paixão, o que é envelhecimento?
Envelhecimento é um processo ainda relativamente pouco conhecido, caracterizado, principalmente, pela diminuição das reservas fisiológicas para responder a situações de maior atividade ou stress fisiológico. Esta adaptação progressiva e menor adaptabilidade vão criando situações de maior propensão a descompensação frente a eventos mais exigentes, a ponto de, em certo momento, acarretar na morte celular ou do indivíduo.

Quais as partes do organismo mais afetadas por esse processo?
Praticamente todas são afetadas, mas em períodos diferentes. Dentre as mais afetadas, estão os sistemas renal, músculo-esquelético, os órgãos dos sentidos e o sistema nervoso.

De que forma podem ser afetados cada um dos sentidos e qual é o impacto psicológico no paciente?
Visão: menor capacidade de discriminação, mais dificuldade com contrastes, maior dificuldade com visão noturna, maior dificuldade com leitura prolongada; Audição: dificuldade crescente com discriminação de sons, principalmente se grupos de pessoas falam ao mesmo tempo. Maior dificuldade com sons agudos; Olfato: alteração na discriminação de alguns odores; Paladar: maior dificuldade com discriminação de sal e doce.
Dependendo do grau, o impacto no paciente pode se dar sob a forma de maior risco de quedas, isolamento, monotonia de alimentos, aumento de alimentos mais salgados ou doces. Vários destes fatores, aliados a doenças mais freqüentes que dificultam ainda mais a capacidade dos sentidos, podem induzir estados depressivos, desânimo, dificuldade de contato social.
Não é possível, por enquanto, recuperar um sentido já atingido, mas se pode prevenir até certo ponto, por exemplo com pouca exposição a som intenso, luz intensa, tabagismo, tratamento e cuidado bucal e prevenção de algumas doenças locais.

Quais são as doenças mais prevalentes nos idosos? Como preveni-las e tratá-las?
Por ordem, as doenças osteoarticulares, as doenças cardio e cerebrovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer são as mais freqüentes. Exames regulares para rastreamento das doenças em fase precoce, tratamento dos fatores de risco, entre eles, o tabagismo, o sedentarismo, a obesidade, são formas de prevenção. O tratamento é direcionado a cada doença, mas o importante é o acompanhamento regular da saúde com profissional qualificado.

O que deve ser evitado e o que é importante estar presente na dieta do idoso?
Álcool em excesso, alimentos pobres em valor nutritivo, como enlatados e biscoitos, devem ser evitados em benefício de alimentação mais variada, à base de frutas, legumes, verduras, carnes brancas. Líquidos em quantidade não menor que 1 litro e meio por dia, levando em conta, obviamente, se há doenças que impeçam ingesta deste porte. São aconselhadas várias refeições diárias, várias frutas por dia. Isto já garante quase todo o aporte de nutrientes necessário. Alguns complementos, entretanto, são necessários, como vitamina D, ácido fólico e cálcio, se não houver deficiências específicas que justifiquem algum outro complemento. É importante evitar dietas restritivas, pois a desnutrição é evento muito mais comum que se pensa e sempre se deve avaliar a interação entre medicações e alimentos em idosos.

Com que freqüência o idoso deve ir ao médico fazer check-up?
Depende da saúde física e presença de doenças. Se hígido/saudável, uma vez por ano.

De que maneira o idoso pode exercitar a memória e por que isso é importante?
Mais do que só a memória, há uma série de atividades importantes para manter a boa saúde mental, em todos os sentidos. Há estudos interessantes publicados em revistas como das Sociedade Americana de Geriatria e da de Neurologia que indicam que os indivíduos que possuem uma vida ativa, com atividade física, mental e social intensas e contínuas, mantêm suas capacidades mentais e diminuem os riscos de doenças como depressão e demências.

Para envelhecer com saúde e qualidade de vida, pratique atividade física regular, envolvendo aeróbica e musculação, tenha uma alimentação variada e rica em frutas, legumes e verduras; mantenha atividade social e cultural regulares, vacine-se para evitar doenças como tétano, gripe e pneumonia e visite regularmente seu médico.