Um alerta da medicina esportiva: sedentarismo mata

Você sabia que o sedentarismo é responsável por tantas mortes quanto as doenças do coração?  De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 2 milhões de mortes anualmente no mundo se devem à falta ou a grande diminuição da atividade física. Fique fora deste grupo.

A vida sedentária, com gasto calórico inferior a 2.200 calorias por semana em atividades físicas, não estimula as atividades dos órgãos do corpo humano. O aparelho locomotor e os demais órgãos entram em um processo de regressão funcional e no sistema músculo-esquelético, devido à perda de massa muscular, há sobrecarga das articulações, o que por sua vez causa maior exigência do sistema cárdio vascular.

A Medicina Esportiva porém tem a capacidade de indicar quais são as formas mais adequadas para uma pessoa praticar exercícios sem prejudicar a saúde e não adquirir lesões por atividades excessivas ou inapropriadas, inclusive em idosos.

Bons hábitos diários e inclusão de exercícios servem como prevenção de doenças crônicas e manutenção do funcionamento adequado dos músculos e articulações, evitando, desta maneira, que os idosos tornem-se dependentes de familiares ou de cuidadores de forma precoce. O mais indicado é procurar médicos ou academias especialistas em Medicina Esportiva que trabalham com fisiologia, prevenção e orientação. Há lugares inclusive adaptados para cadeirantes, pessoas que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) ou que tenham alguma necessidade específica. Então? Mãos à obra!