Osteoporose cresce entre os homens

Após os 50 anos de idade, 15 a cada 100 mulheres têm osteoporose, doença silenciosa que consiste na perda gradativa de massa óssea, com conseqüente aumento de fraturas e dificuldade de calcificação. Nos homens, a doença que era praticamente rara, hoje já acomete 5 a cada 100, basicamente em função do abuso de bebidas alcoólicas.

Especialistas alertam que pessoas com histórico da doença na família ou  pele clara, baixa estatura e magros devem estar mais atentos, assim como os fumantes, sedentários e os que mantêm elevado consumo de café, bebidas gaseificadas, além de álcool. Em qualquer caso porém uma dieta rica em cálcio, atividades físicas regulares e a exposição cuidadosa ao sol estimula a síntese da vitamina D, combatendo a doença

Para a detecção precoce da osteoporose, fase em que o tratamento é mais fácil e eficiente, homens e mulheres após os 50 anos de idade devem realizar a densitometria óssea, exame rápido e não-invasivo.  Se diagnosticada em estágio avançado, a patologia pode afetar seriamente a qualidade de vida, comprometendo a autonomia.

Dentre as novidades no combate à doença está a ginástica holística, método educativo, preventivo e terapêutico que pode ser praticado por qualquer pessoa com a supervisão de um fisioterapeuta. Pergunte a seu médico.