Aids cresce entre a terceira idade

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Aids apresenta tendência de crescimento na faixa etária a partir dos 50 anos. Por isso mesmo, na campanha desse ano, SEXO NÃO TEM IDADE, PROTEÇÃO TAMBÉM NÃO, o mote são os idosos, com camisas que fazem alusão à idade dos ENTA: quarenta, cinquenta, sessenta, sententa....

A princípio, homens heterossexuais acima de 50 anos são o foco principal da campanha de prevenção à Aids, lançada pelo Ministério da Saúde em 1º de dezembro. No carnaval o alvo passa a ser as mulheres dentro da mesma faixa etária. Durante a campanha, serão abordados assuntos ligados à sexualidade, como o uso do preservativo e dicas para melhorar a relação sexual depois dos 50.

Combater o preconceito no uso da camisinha para um público que quando jovem não foi habituado ao preservativo será o maior desafio da campanha. O próprio Ministério admite que até então apenas os jovens eram bombardeados com informações sobre a Aids, formas de contágio e prevenção. Agora a situação terá que mudar, até porque o aumento da expectativa de vida já é uma realidade, e os medicamentos que ajudam a prolongar uma vida sexual ativa estão disponíveis no mercado para quem desejar.

Para maiores informações sobre Aids e para ver os vídeos da campanha, acesse o site http://www.aids.gov.br/data/Pages