Novidades no tratamento da diabetes

Chega ao Brasil nova opção de tratamento para o diabetes tipo 2
 
JB, 19/11/2008
 
SÃO PAULO - Medicamento, que combina dois anti-hiperglicêmicos orais em um único comprimido, atua nos três níveis de controle da doença

A Merck Sharp & Dohme acaba de lançar o primeiro medicamento que combina em um único comprimido um inovador redutor de glicose, a sitagliptina, com um tradicional anti-hiperglicêmico, a metformina.

Conhecida internacionalmente como Janumet, a nova terapia atua nos três principais componentes do diabetes tipo 2: resistência e insuficiência de insulina e superprodução de glicose. Somente no Brasil, mais de 6,9 milhões de pessoas sofrem da doença.

As substâncias que compõem o novo medicamento agem de forma complementar, reduzindo os níveis de glicose no sangue de maneiras diferentes. Enquanto a metformina aumenta a sensibilidade à insulina, a sitagliptina melhora a síntese e a liberação de insulina pelo pâncreas e ambas reduzem a produção de glicose pelo fígado. A nova opção de tratamento também proporciona redução de peso e tem baixo risco de hipoglicemia, principais barreiras para o tratamento da doença.

Pessoas com diabetes tipo 2 freqüentemente precisam usar mais de um medicamento para atingir a meta de redução de glicose. Sitagliptina + metformina foi desenvolvido como alternativa para os pacientes que necessitam combinar vários remédios para controlar a glicemia e pode ser aliado à dieta e exercícios físicos.

A combinação sitagliptina + metformina reduz significativamente os níveis de HbA1c (glicose no sangue) e ajuda os pacientes a atingirem a meta, que deve ser inferior a 7%, conforme recomendado pela Associação Americana de Diabetes. Segundo estatísticas, em todo o mundo, menos da metade dos portadores de diabetes tipo 2 conseguem atingir a meta, indicando que os regimes de tratamento atualmente disponíveis são inadequados para o controle da doença.

O diabetes é uma doença crônica e progressiva caracterizada pela elevação dos níveis de açúcar no sangue. Mais de 246 milhões de pessoas, cerca de 6% da população adulta no mundo, sofrem de diabetes, e a cada 10 segundos surgem dois novos casos, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes. Desse total, 90% têm diabetes tipo 2.
A estimativa é que o número de doentes chegará 380 milhões de indivíduos até 2025.