Dicas sobre alimentação saudável, do nutrologista João Curvo

A ALIMENTAÇÃO E A VITALIDADE
O corpo sempre responde aos bons tratos. A velocidade com que ocorre o envelhecimento é diretamente relacionada com a genética e com a maneira como reagimos ao estresse.

Uma alimentação saudável ajuda a retardar o processo de envelhecimento e de degenerações que ocorrem com o tempo (na visão, audição, memória, articulações, coração, artérias, pele ...). Alimentação saudável é como um cinto de segurança, que não dá garantia, mas nos protege. Cuidar bem do corpo significa oferecer, em termos de alimentação, mais água, frutas, hortaliças, alimentos integrais e peixes.

ANTIOXIDANTES  X  RADICAIS LIVRES
Antioxidantes são substâncias capazes de diminuir ou neutralizar os excessos de radicais livres. Radicais livres são moléculas ou partículas eletricamente instáveis, que para tornarem-se estáveis, desestabilizam a membrana celular. Excessos de radicais livres aceleram o aceleram o processo de envelhecimento. Frituras e gorduras aumentam consideravelmente os radicais livres e favorecem o surgimento de câncer e de placas de colesterol em artérias. Excesso de exercícios físicos também causam envelhecimento precoce. Por isso é importante delegar ao profissional de educação física a orientação de como, com que intensidade e quais exercícios a priorizar.

O estresse, fumo e drogas geram uma verdadeira cascata de radicais livres e com isso aceleram o envelhecimento celular e doenças degenerativas.

ALIMENTOS QUE NOS PROTEGEM
ÁGUA - essencial para levar nutrientes até as células; essencial para remover as toxinas de nosso corpo e para o controle térmico. Devemos ingerir 30-35 ml de água/kg de peso corporal.

FRUTAS AMARELAS - mamão, manga, pêssego, damasco e nectarina, são ricas fontes de betacaroteno (pré vitamina A), pigmento antioxidante que retarda o envelhecimento celular.

FRUTAS RICAS EM VITAMINA C - acerola, caju, laranja, tangerina, limão, carambola, maracujá, são antioxidantes que estimulam a imunidade.

UVAS - principalmente as roxas, são ricas fontes de vitamina C e resveratrol, que ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares.

FRUTAS VERMELHAS - cereja, morango, framboesa, amora, pitanga. Ricas em pigmentos antioxidantes, melhoram a memória e a atenção. São estimulantes e evitam a agregação plaquetária.

TOMATE E MELANCIA - são ricas fontes em licopeno, indicado como antioxidante "verredor" de radicais livres, e preventivo de câncer de próstata.

FRUTAS OLEAGINOSAS - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio (antioxidantes). Indicadas para a prevenção do câncer. Estimulam a memória, imunidade e fertilidade.

VEGETAIS DO GRUPO DAS CRUCÍFERAS - brócolis, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, repolho, espinafre. São ricos em betacaroteno, potássio e sulforafane (substância indicada para a prevenção do câncer de pulmão e mama).

SALADA CRUA DE HORTALIÇAS - fonte de betacaroteno, magnésio, cálcio e fibras. Previnem câncer de intestino e a absorção intestinal das gorduras e colesterol. Rúcula, acelga, endívias e alface, são indicadas para diminuir tensões e irritações.

BROTOS - entre eles, os de feijão, bambu, alfafa, trevo e lentilha. Representam formas jovens de vidas vegetais. Indicado na medicina chinesa para nos revitalizar /rejuvenescer. São fontes de cálcio, magnésio e potássio.

TEMPEROS PICANTES "QUENTES" - alho, alho poró, gengibre, cebola, noz moscada e pimenta (malagueta, caiena). São estimulantes, afrodisíacos, fluidificam mucos e catarros e evitam a agregação de plaquetas e trombose.

AZEITE - previne doenças obstrutivas coronarianas. Fonte de Vitamina E. Ajuda no funcionamento do intestino.

BERINJELA - na visão da medicina energética oriental, é indicada para aliviar excessos de tensão e a sensação de pressão no peito. É indicada para a proteção do coração e controle do colesterol.

SOJA - é indicada para a prevenção de câncer ( em intestinos, próstata e mama) e de doenças coronarianas. A soja ajuda a diminuir o LDL colesterol. Pode ser consumida  na forma de to-fu, leite de soja e proteína de soja.

ARROZ- considerado o alimento do equilíbrio. Fonte de carboidratos e vitaminas do Complexo B.

SHITAKE - é excelente fonte de aminoácidos e óleos essenciais que previnem doenças cardiovasculares.

IOGURTE E COALHADA - são ricas fontes de cálcio e de lactobacilos. Os lactobacilos colaboram para a melhor qualidade da flora bacteriana intestinal, previnem câncer do colon e do reto, e fortalecem o sistema imunológico.

PEIXES - fontes de Omega 3, óleo essencial que ajuda no controle do colesterol e triglicérideos. Fonte de DMAE que auxilia na memória e atenção. Populações que consomem mais peixes do que carne, são menos propensas a doenças cardiovasculares. Entre os mais indicados: salmão, truta, atum, congro-rosa, pargo, badejo.

GINSENG E CHÁ VERDE - são revitalizantes. Melhoram a atenção e são fontes de bioflavonóides que evitam agregação plaquetária e formação de trombos.

Dr. João Curvo - Médico Nutrologista
Tel.: (21) 2493-3779 / 2512-0728