26 de abril: data nacional de combate à hipertensão

Estudos médicos indicam que a hipertensão arterial avança na mesma proporção que a idade, chegando a cerca de 60% nos indivíduos com mais de 60 anos. Acompanhamento clínico e hábitos salutares, como redução de peso, redução de consumo de sal e de álcool, além da prática de atividades físicas e de relaxamento, podem reduzir significativamente o risco de derrame, infarto, insuficiência renal e cardíaca.

Caracterizada pela elevação da pressão do sangue nas artérias, a hipertensão arterial é uma doença crônica sem causa determinada que acomete cerca de 40 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS).

A doença consiste no aumento da pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar (igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9). Uma série de fatores pode levar ao seu desenvolvimento. "Além da predisposição genética (um filho de hipertenso tem mais chance de desenvolver a doença do que uma pessoa que não tem caso na família), fatores como alimentação com excesso de sal, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool podem levar ao desenvolvimento da doença", esclarece o Prof. Gil Fernando Salles, Coordenador do Programa de Hipertensão Arterial do Hospital do Fundão.

O diagnóstico da hipertensão arterial é muito simples: basta fazer a checagem da pressão no exame físico de rotina. Apesar de não ter cura, a hipertensão pode e deve ser controlada. O tratamento pode ser medicamentoso ou não, no entanto, a adoção de hábitos de vida saudáveis é sempre importante.

Um exame essencial no controle da hipertensão é a monitoração ambulatorial da pressão (MAPA). O paciente fica com o aparelho de MAPA durante um dia e a cada 15 minutos a sua pressão é registrada. Na consulta do dia seguinte, os resultado são avaliados e o paciente, entrevistado, possibilitando a identificação das alterações de pressão do paciente durante o dia e a investigação do seu motivo.


Alguns fatores de risco para a hipertensão arterial:
- Consumo de bebida alcoólica exagerado;
- Histórico familiar;
- Excesso de peso;
- Ingestão de comida com muito sal;
- Diabetes.