Boletim Eletrônico da ASPAS - 31 de agosto de 2020

 
 
 
31 de agosto de 2020
 
 

=> CDE e DE do SERPROS colocarão em risco a recuperação do Fundo, que ia bem, para atender a uma "ordem" ilegal, danosa e irresponsável do patrocinador Serpro? Se o fizerem, arriscam-se a cair na vala comum e jogar água no moinho daqueles que tanto prejuízo deram ao nosso Fundo em passado recente

Não é de hoje, nem de ontem, que a ASPAS tem sido muito direta e cristalina em suas posições e lutas em defesa do SERPROS, ou seja, do patrimônio dos participantes e assistidos. Nosso "currículo" já acumula quase uma década de luta recente contra malfeitos e maus dirigentes, que tantos prejuízos causaram ao nosso Fundo.

A História registra que a ASPAS, em conjunto com os Conselheiros eleitos independentes das diretorias do Serpro e do SERPROS, e com a força dos participantes, combateu e contribuiu, efetivamente, para o afastamento daqueles dirigentes. Foram da ASPAS e dos Conselheiros eleitos independentes as denúncias de irregularidades e o pedido que culminou com a segunda intervenção da Previc no SERPROS, que culminaram na interrupção definitiva da bandalheira.

À época, fomos violentamente criticados pelos grupos políticos, poderosos, que aparelharam o SERPROS para seus interesses pessoais e partidários, que nos atacavam por dentro, nos cargos que ainda ocupavam no Fundo, e por fora, nas entidades que controlavam.

Para a ASPAS, isso é indiferente. Não há ameaça ou ataque que nos remova de nossa missão em defesa dos interesses dos participantes e assistidos.

SUBMISSÃO DA GESTÃO ATUAL DO SERPROS OFENDE A LUTA DOS PARTICIPANTES CONTRA OS MAUS DIRIGENTES DO PASSADO RECENTE

O que não podia nos ser indiferente, de modo algum, era o rombo estimado em R$ 1,2 bilhão (sem correção monetária), em investimentos temerários, atualmente punidos pela Previc e investigados como fraudulentos pelo MPF e pela PF, realizados pelas diretorias do Fundo entre 2011 e 2015, com a complacência de conselheiros amestrados. Todos eles foram denunciados e punidos - e a Justiça ainda analisa punições mais severas.

Parodiando slogans do momento, a ASPAS não tem viés político-partidário e o nosso "partido" é tão somente o participante e seu legítimo direito a uma aposentadoria digna e tranquila. Este é o nosso dever e, portanto, este é o nosso "divisor de águas", nenhum outro.

Foi neste contexto que a atual administração do SERPROS, empossada em 2017, iniciou o trabalho de recuperação econômico-financeira e administrativa do nosso Fundo, com o apoio da ASPAS e dos Conselheiros Eleitos. Acompanhamos com aplauso todos os novos procedimentos relacionados aos investimentos, com avanços importantes no nível de segurança do processo decisório, de modo a dificultar futuros desvios. Assim como apoiamos todo o esforço jurídico que vem sendo realizado para recuperar os investimentos perdidos e para impedir novos prejuízos, como no caso Porcão, além de buscar a responsabilização judicial de todos os que causaram danos ao SERPROS, já identificados e punidos administrativamente pela Previc.

Exatamente por isso, a submissão até o momento do Conselho Deliberativo (com as honrosas exceções dos conselheiros eleitos Mauro Simião e Mário Evangelista) e da Diretoria Executiva do Fundo a uma "ordem" do patrocinador - para a transferência da sede do SERPROS para Brasília - é tão grave. O desvio do CDE e da DE da independência determinada pela Resolução 13 do Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC), como se pudessem terceirizar sua responsabilidade indelegável, põe em risco a continuidade da recuperação do SERPROS, não apenas do ponto de vista econômico-financeiro, mas também sob o aspecto da credibilidade de sua governança, fator decisivo para o soerguimento da entidade.

E todo este risco para quê? Para se submeter a uma medida danosa e inexplicável?

FALTA DE TRANSPARÊNCIA É INADMISSÍVEL

A mudança da sede para Brasília, sem objetivo justificado, sem planejamento e sem estudos técnicos que comprovem que não haverá prejuízos para o SERPROS, particularmente para o Fundo Administrativo do PGA - Plano de Gestão Administrativa, constitui um Ato Irregular de Gestão que trará danos aos participantes, ao atendimento, ao quadro técnico especializado do Fundo e ao capital administrativo disponível. Além disso, a "ordem" do Serpro desvirtua uma recomendação deixada pelo interventor da Previc no SERPROS, que indicou a compra ou locação de outro imóvel no Rio de Janeiro, em função da precariedade das instalações da sede atual. A mudança para Brasília não passa de um "jabuti" introduzido no projeto, sabe-se lá com que interesses.

O Fundo Administrativo do PGA é um colchão para quando o PSI e o PSII estiverem ambos maduros, com mais assistidos do que ativos - o que fatalmente reduzirá as receitas com a taxa administrativa cobrada dos participantes e da patrocinadora. Afinal, de onde sairão os recursos para a mudança, já que o patrocinador Serpro, pela LC 108/2001, só pode aportar valores para despesas administrativas de forma paritária com os participantes ativos e assistidos?

Os participantes continuam esperando transparência por parte do CDE e da DE do SERPROS. A ASPAS ainda não recebeu resposta do Presidente do Conselho Deliberativo, a quem endereçou seu ofício. A OLT-BHE, até o fechamento deste Boletim, ainda aguarda resposta da Diretoria do SERPROS sobre os justos questionamentos feitos sobre os dados que embasariam a mudança e foram, surpreendentemente, divulgados pelo conselheiro deliberativo eleito Paulo Roberto de Oliveira, sete dias antes da divulgação num ofício da DIRAD do Serpro, encaminhado à ASPAS.

A falta de transparência é um péssimo sinal. Só faz piorarem todos os erros cometidos até agora neste episódio. Colocam em risco a recuperação econômica e administrativa do Fundo para atender a uma "ordem" ilegal, danosa e irresponsável do patrocinador Serpro. Se insistirem neste caminho, CDE e DE arriscam-se a cair na vala comum e jogar água no moinho daqueles que tanto prejuízo deram ao nosso Fundo em passado recente.

A ASPAS, que tanto atuou para separar o joio do trigo, espera e conclama que o CDE e a DE não se transformem em 'agricultores' irresponsáveis e ponham nossa colheita a perder. Isto, não aceitaremos.

DIRETORIA DA ASPAS

31/08/20

 
     
 

Votação dos associados na Assembleia Geral Ordinária da ASPAS vai até a meia-noite do dia 1º de setembro

=> Você deve se informar e votar pelo nosso site "www.aspas.org.br"

Visite nosso site (clique aqui). Logo em cima das notícias há a chamada e link para a votação. Clique nessa chamada, se informe sobre os temas e vote. Participe!

Segue abaixo o Edital que informa os temas em pauta e o período em que a votação estará aberta no site da ASPAS. No site você encontra toda a documentação necessária para sua informação e decisão.

31/08/20

 
     
 

Petros agiliza trabalho de apuração em busca de ressarcimentos por danos sofridos

=> Auditoria externa subsidiará levantamento financeiro e jurídico de todos os danos causados por ex-gestores

Em seu "Informativo do Participante" deste mês de agosto, a Petros - fundo de pensão dos empregados da Petrobras - divulga que o Conselho Deliberativo da entidade aprovou a contratação de uma consultoria externa para apoiar o trabalho do Setor de Apurações e Reparação de Danos, da Gerência Jurídica da instituição. O objetivo é acelerar as apurações internas, averiguando quaisquer irregularidades em investimentos decididos no passado, "subsidiando a busca por ressarcimentos e fortalecendo a governança da Petros". O envolvimento da consultoria neste trabalho também fornecerá uma chancela externa e maior independência nas apurações e medidas judiciais contra ex-gestores e terceiros que tenham causado danos à Petros.

Segundo o informe, a contratação da consultoria externa vai permitir que o Setor de Apurações e Reparação de Danos, criado em janeiro deste ano na Petros, intensifique outras atividades, como análise reputacional, monitoramento dos processos de fundos exclusivos, busca de bens e acompanhamento de ações judiciais.

"Para que todo o trabalho de identificação e recuperação de danos possa ser realizado da forma mais eficiente, todos os ativos a serem apurados foram listados em um ranking de priorização, seguindo as melhores metodologias e práticas de auditoria e investigação" - diz o comunicado.

Fatos e dados são apurados a fim de identificar se houve dano à Petros e, caso tenha havido, se decorreu de conduta que possa ser atribuída a ex-gestores ou a terceiros. O setor também é responsável pela elaboração de um parecer de viabilidade financeira, para que seja definida não somente a ocorrência de lesão à Fundação, mas também seu valor.

Quando identificada a existência de dano, tais relatórios são enviados ao escritório que elabora parecer de viabilidade jurídica, examinando o nexo de causalidade entre as condutas apontadas na investigação e os danos apurados no parecer de viabilidade financeira. Isso resulta em uma matriz de responsabilização, bem como em orientação quanto aos procedimentos jurídicos a serem adotados na busca dessa reparação.

31/08/20

 
     
   
 

Coronavírus: como higienizar corretamente os eletrônicos?

=> Entenda como desinfetar aparelhos de forma efetiva, sem prejudicar seu funcionamento

Em tempos de Coronavírus, estamos todos mais cautelosos com a nossa higiene. Para além de lavar as mãos e usar máscaras, uma importante medida para se manter longe do vírus é higienizar sempre os objetos que manipulamos com frequência, já que a doença pode ser transmitida a partir do contato com superfícies contaminadas. Isso vale também para os aparelhos eletrônicos, que às vezes acabam não sendo devidamente higienizados por medo de que o aparelho ou equipamento seja danificado durante a limpeza.

Segundo infectologistas, deixar de limpar os aparelhos eletrônicos pode nos colocar em risco, não só de contaminação pelo novo Coronavírus, mas também por outras infecções. Em amostras, diferentes amebas, bactérias e coliformes fecais foram identificados na superfície de notebooks e celulares. Pesquisas indicam que, sem higienização, um celular pode ser mais sujo que a sola de um sapato.

Confira este guia para limpeza sem prejudicar seu aparelho:

CELULARES E TABLETS

Os aparelhos eletrônicos que mais precisam de higiene constante são os celulares e tablets, que circulam muito mais e funcionam a partir do toque, sendo uma fonte constante de contaminação para as nossas mãos. A melhor forma de limpá-los é utilizando uma flanela, umedecida com álcool etanol com concentração 70% - no caso dos aparelhos Samsung - ou álcool isopropílico com concentração 70% - no caso dos aparelhos da LG e da Apple. Essas informações foram divulgadas nos sites oficiais das empresas. Vale lembrar que o celular deve estar desligado durante a limpeza.

Um alerta importante é que o álcool em gel, embora efetivo para as mãos, não deve ser usado para a limpeza de celulares e tablets. Isso porque o gel possui propriedades abrasivas, que prejudicam a durabilidade do aparelho.

Outros produtos como cloro e água sanitária também não são indicados para limpeza de celulares e tablets, pelo mesmo motivo. Eles danificam o revestimento e a parte interna dos aparelhos, podendo resultar em danos irreversíveis.

COMPUTADOR

Limpar o computador é essencial em qualquer época, mas com o isolamento social essa necessidade aumentou, já que estamos utilizando esses aparelhos com mais frequência durante o dia-a-dia. Quando fazemos uma refeição perto do eletrônico, por exemplo, criamos um ambiente favorável para a proliferação de micro-organismos. Ao participar de reuniões virtuais, nossa saliva também é projetada para a tela e teclado, disseminando possíveis vírus e bactérias presentes em nosso organismo.

Para higienizá-los, então, o mais recomendado também é utilizar uma flanela umedecida com álcool isopropílico (concentração 70%). Para não danificar o seu computador, o segredo é ter um borrifador para o álcool. Assim, a flanela não fica molhada e o risco de possíveis infiltrações é eliminado. Outro segredo é utilizar cotonetes com um pouco de álcool para limpar os espaços entre as teclas.

31/08/20

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

Agosto:

31 HELIO ANDRADE COSTA RJ
31 TANIA MARIA SANTOS DE ALMEIDA RJ
31 MARIA LUIZA CAMPOS LINHARES MG

Setembro:

01 WANDERLEI FERNANDES DOS SANTOS RS
01 MARIA CECILIA DE MELO PATTI DF
01 HELIO FERNANDES RJ
02 DIVA ISABEL RANGEL DA SILVA RJ
03 JOAO BOSCO PEREIRA CAMPOS RN
03 OSMAR DE AGUIAR FILHO ES
04 POMPILHO VALVERDE MACHADO ES
04 MARIA ETELVINA LUZ DA SILVA RJ
04 ROBERTO COSTA DE ANDRADE PA
04 ANA LUCIA MEROLA RJ
05 MAURO ROBERTO SIMIÃO PR
06 SUELI MENDES SP

31/08/20

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos


da ASPAS para seus associados

 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.



Mas a ASPAS oferece muito mais.



Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.


Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas


essas condições especiais?



Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:


Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939


Email: aspas.br@gmail.com



 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br