Boletim Eletrônico da ASPAS - 20 de julho de 2020

 
 
 
20 de julho de 2020
 
 
 
 

Estrategista de investimentos do SERPROS mostra otimismo, mas alerta para riscos

=> Em artigo intitulado "Carta do Estrategista de Investimentos - junho/2020", Marcelo Castello Branco vê recuperação, mas também riscos e maior imprevisibilidade na economia

"A despeito da violência com que os mercados foram golpeados, todos os Planos de Benefícios do Serpros já estão com rentabilidade positiva no ano". Com essa informação aos participantes, o Estrategista de Investimentos do SERPROS, Marcelo Castello Branco, conclui artigo publicado no último dia 15 de julho site do Fundo. Ele completa: "em meio a toda desordem, os processos de investimentos mostraram-se robustos e consistentes, produzindo a merecida tranquilidade no cumprimento do nosso propósito".

A conclusão positiva fecha o artigo intitulado "Carta do Estrategista de Investimentos - junho/2020", após breve análise da situação da economia no mundo e no Brasil. Segundo Marcelo, "a economia começa a dar sinais da retomada da atividade global após os efeitos deletérios da pandemia de coronavírus", ressaltando que "nas Américas, o número de casos e as mortes seguem crescentes e ainda estão enfrentando surtos intensos, cenário que deve perdurar por algum tempo".

O estrategista de investimentos do SERPROS fala em recuperação econômica, mas também em riscos e maior imprevisibilidade. "É consenso o cenário de recuperação em meio a riscos e a maior imprevisibilidade inerentes à própria pandemia, que deve permanecer dessa forma enquanto não tivermos uma vacina ou tratamento eficazes para o Covid-19" - diz ele na "Carta".

Marcelo Castello Branco faz um alerta sobre este momento. "À luz do arcabouço da economia comportamental, alertamos que em conjunturas como a que estamos vivendo, inédita e sistêmica, o cenário é propício para eclosão de análises pouco fundamentadas desenvolvidas sob fundamentos frágeis e aparentemente mais promissoras do que as desenvolvidas com o rigor de especialistas mais bem-preparados".

Leia o artigo na íntegra aqui.

20/07/20

 
     
 

Aumenta pressão para que Governo conceda este ano um 14º salário aos aposentados

=> Além de um projeto no Senado, agora é a Câmara que aprovou em plenário uma indicação parlamentar pedindo o benefício aos aposentados e pensionistas

A Câmara Federal se junta ao Senado para pressionar o Governo a conceder o pagamento, em dezembro, do 14º salário emergencial aos aposentados e pensionistas do INSS. Se, no Senado, o benefício consta num projeto de lei, na Câmara ele surgiu  através de uma indicação do deputado federal Jesus Sérgio (PDT/AC), que protocolou um requerimento sugerindo ao Ministério da Economia o pagamento do 14° salário, em caráter excepcional, a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Tanto no Senado, quando na Câmara, o argumento é o mesmo, de que o 14° salário visa ajudar a população mais vulnerável no enfrentamento da crise econômica, decorrente da pandemia pela Covid-19, na qual estão incluídos os aposentados e pensionistas.

Em sua indicação, o parlamentar menciona que o pagamento do benefício vai representar dinheiro injetado no comércio local de cada município, gerando impostos, movimentando a economia local, fortalecendo empregos e colaborando para a retomada do crescimento econômico do país.

Leia mais aqui.

20/07/20

 
     
 

Coronavírus: afinal, estamos próximos da cura?

=> Entenda em que estágio estão as pesquisas que buscam o tratamento para a Covid-19

Depois de enfrentar mais de seis meses de pandemia, todo o mundo está atento aos avanços da medicina que promovam a cura do Coronavírus. Atualmente, mesmo em países que apresentam diminuição nos índices de contaminação, condição básica para o retorno ao convívio social, medidas extremas de higiene ainda são mantidas. Isso porque, embora muitas pesquisas estejam em desenvolvimento, ainda não se chegou a uma medicação comprovadamente eficaz ou a uma vacina que tenha êxito em controlar ou curar o avanço do vírus.

VACINA

A boa notícia, entretanto, é que, em todo o mundo, até o fim do mês de junho pelo menos 160 pesquisas voltadas à produção de vacinas que possam oferecer imunidade contra o Coronavírus já estavam em andamento. Dentre elas, três já se encontram em estágio de teste em animais, com boas perspectivas de resultados positivos, o que abre a possibilidade de que possam, muito brevemente, ser testadas em um grupo seleto de voluntários humanos. A notícia é promissora, especialmente para os brasileiros. Recentemente, o Governo Federal anunciou uma parceria com a Universidade de Oxford, que permitirá ao país obter a tecnologia para a produção de uma vacina desenvolvida pelo reconhecido centro de pesquisas britânico, caso ela se mostre efetiva. O mesmo acordo prevê a compra antecipada de insumos para a produção nacional de 30 milhões de doses. Se tudo caminhar como esperado pelos cientistas, a previsão é dispormos, no início de 2021, de uma vacina que previna a Covid-19.

REMÉDIOS

Além de trabalhar para encontrar um meio de imunização contra o novo Coronavírus, os pesquisadores também têm se concentrado em buscar medicamentos que possam tratar os pacientes contaminados. Para isso, laboratórios em diferentes partes do planeta estão investigando centenas de medicamentos diferentes. Em sua maioria, essas substâncias já se encontravam disponíveis, mas agora estão sendo estudadas para o combate ao vírus. Até agora, entretanto, nenhum medicamento mostrou possuir eficácia comprovada.

Esse é um tópico que requer atenção especial, já que muitas "fake news" acerca do novo Coronavírus envolvem a prescrição de medicamentos de efeito controverso, senão duvidoso. A Cloroquina e a Hidroxicloroquina, por exemplo, têm sido apresentadas, por meio de notícias exageradas ou falsas, como supostas curas para a doença. Pesquisas clínicas sérias, entretanto, já apontaram que essas substâncias podem, em vários casos, agravar o quadro de pacientes com Covid-19.

O importante é que ainda não existem soluções medicamentosas taxativas. Cada paciente atualmente é tratado com um conjunto de remédios, de acordo com seu quadro clínico e sob responsabilidade do médico, com resultados incertos. Alguns se curam, outros, não. Para fugir da desinformação, e de riscos desnecessários, jamais confie nos "médicos de Internet".

IMUNIDADE?

Assim como acontece em outras infecções virais, é assunto corrente que quem se contaminou com o novo Coronavírus estaria imune de contrair novamente a doença. Essa informação, porém, ainda não foi definitivamente confirmada pelos médicos e infectologistas. Há relatos comprovados, entretanto, de casos de pessoas que se contaminaram mais de uma vez com a Covid-19. Além disso, é importante considerar que o vírus vem sofrendo mutações, o que anularia a imunidade daqueles que já haviam contraído a doença.

Por enquanto, o isolamento social segue sendo o único modo de se proteger completamente da doença. Ficar em casa ainda é a única forma de evitar o contágio pelo vírus e a sua proliferação. Atravessamos um momento difícil e realmente desafiador, mas com empatia, e muita paciência, a humanidade mais uma vez vai superar uma grande adversidade.

20/07/20

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

20 ALCIR MAGALHAES FILHO DF
20 MARIA DO CARMO RIBEIRO BORGES RJ
20 FELISBERTO NASCIMENTO DE SOUZA PA
20 RUBENS SANCHES SP
21 NICELIO FERNANDO SANTIAGO DE ARAUJO PE
22 JOSÉ FRANCISCO JÚNIOR PE
22 CARLOS ALBERTO MARCAL RJ
22 JOSÉ BENEDUZI RS
22 MARINÊS POSTIGO VARELA SP
23 TALITA PERESTRELO NUNES DOS SANTOS RJ
23 CARLOS ROBERTO SAMPAIO ABRANTES RJ
23 JOSÉ MAURÍCIO AMARAL BARBOSA LEITE PE
24 CARLOS ALBERTO CASCIANO RJ
25 SAVITHRI MARIA ADUSUMILLI DF
25 MARILDA PORTO SOARES RJ
25 BERNADETE SILVEIRA DA SILVA BA
25 AMAURI MEDEIROS VIEIRA RJ
26 ZITA DUARTE MG
26 VIVIANE MUNIZ VERAS DF
26 EDNA MARIA DA CRUZ BA

20/07/20

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br