Boletim Eletrônico da ASPAS - 22 de junho de 2020

 
 
 
22 de junho de 2020
 
 
 
 

Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ASPAS reúnem-se pelo Google Meet

=> Com recursos digitais, conselheiros e diretores mantêm a ASPAS em funcionamento

Na última 3ª feira, 16 de junho, a ASPAS realizou, por vídeo conferência, sua 2ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da ASPAS - Gestão 2020/2023, através do aplicativo Google Meet. Como é tradição, a reunião foi ampliada com a participação dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação.

Na reunião, o Conselho Fiscal comunicou a eleição de Vilmar Moretão por seus pares como Coordenador do Conselho. Houve também um debate sobre a atuação dos conselheiros como representantes oficiais da ASPAS em suas Regionais. O Conselho Deliberativo aprovou por unanimidade o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e o Relatório de Contas e Atos da Diretoria Executiva de 2019.

A reunião dos Conselhos e Diretoria da ASPAS teve como pauta, também, as inconsistências identificadas no processo de saldamento do PS-I e o consequente aumento do déficit em dezembro de 2019. Essas inconsistências foram anunciadas pelo SERPROS em janeiro deste ano e teriam causa na subestimação das provisões matemáticas durante o cálculo do Benefício Proporcional Acumulado (BPA). Houve consenso entre SERPROS e o patrocinador Serpro de que uma Auditoria seria contratada especificamente para analisar os benefícios do processo de saldamento do PS-I. É importante identificar as razões do erro. A ASPAS aguarda o andamento e os resultados dessa auditoria.

A experiência da reunião virtual foi coroada de sucesso, com excelente participação dos conselheiros e diretores.

22/06/20

 
     
 

PREVIC avalia situação dos fundos de pensão durante a pandemia. SERPROS aparece bem no levantamento

=> Destaque para nossas condições de liquidez para manter o pagamento de benefícios e preservar os ativos das carteiras

Com o objetivo de mapear e avaliar as consequências da crise ocasionada pela Covid-19, a Previc solicitou às EFPC, em abril e maio de 2020, o envio de informações acerca de aspectos relacionados à governança, investimentos, liquidez, solvência, administração dos planos de previdência e outras informações julgadas importantes para avaliação do funcionamento das EFPC neste período da pandemia.

O SERPROS, em seu site, destaca que "está muito bem posicionado nesse estudo e isso é visto em nossa apresentação, que está disponível para download no site institucional". Um dos assuntos ressaltados no levantamento foram as condições de liquidez do sistema para manter o pagamento de benefícios e preservar os ativos das carteiras. A questão solvência também foi abordada.

No intuito de compartilhar os resultados apurados, a Previc disponibiliza em seu sítio na Internet as respostas consolidadas de todas EFPC. Em uma visão geral, as informações encaminhadas à Previc foram suficientes para garantir a devida supervisão do sistema.

Acesse aqui o Resultados Formulário Covid-19.

22/06/20

 
     
 

Direção fiscal da ANS na Cassi é encerrada

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou o encerramento do regime especial de direção fiscal na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI). A decisão atesta que a CASSI regularizou todos os indicadores econômico-financeiros que levaram à instauração da direção em julho de 2019 e cumpre as projeções que compõem o Programa de Saneamento, apresentado à ANS em dezembro do mesmo ano.

O fim da direção fiscal constante da Resolução Operacional 2.556, publicada no Diário Oficial de 15/06/2020, é reflexo direto da aprovação da reforma estatutária pelos associados, mudança que contou com o apoio das entidades representativas de funcionários da ativa e aposentados e do patrocinador, Banco do Brasil. Aliado a isso, foi determinante a adoção de medidas firmes em busca de eficiência operacional e da redução de despesas, trabalho conduzido pelas equipes técnicas da Caixa de Assistência.

Para o presidente da Caixa de Assistência, Dênis Corrêa, a Instituição fecha um ciclo delicado da sua história. Ao mesmo tempo, complementa ele, contabiliza um período marcado pelo aprendizado e pela união de todos envolvidos neste processo. "Agora é o momento de direcionar nossos esforços para a melhoria da assistência à saúde, com ações focadas na prevenção de doenças, para promover uma vida melhor aos nossos participantes", ressalta.

22/06/20

 
     
 

Organize suas finanças pessoais durante a quarentena

=> Veja algumas dicas sobre como enfrentar a crise econômica em tempo de pandemia e cuidar do orçamento pessoal até que a vida de todos se normalize

A pandemia de covid-19 tem forte efeito sobre a receita das empresas e também na renda das famílias. Diante da nova realidade da economia brasileira e nesse cenário de incertezas, é ainda mais fundamental cuidar bem das finanças pessoais. A seguir, a planejadora financeira Annalisa Dal Zotto, sócia da ParMais, dá algumas dicas:

TENHA CONTROLE FINANCEIRO

Isso vale para todos os momentos, não somente os de crise, apesar de agora ser mais fundamental do que nunca.
Por isso, anote tudo o que você ganha e o que você gasta, inclusive as despesas pequenas, e depois faça uma análise criteriosa, identificando onde é possível cortar gastos e economizar.

MONTE UM FLUXO PROJETADO

Faça uma projeção das rendas e despesas da família para, pelo menos, os próximos 12 meses. Para autônomos é mais difícil mensurar as receitas. A sugestão é aplicar um percentual de redução nesta fase de crise até que tudo retorne ao normal.

REDUZA OS CUSTOS

Após montar o fluxo, observe os custos fixos e avalie quais deles podem ser postergados ou reduzidos (aluguel, por exemplo, mediante negociação direta com o proprietário).

DÉBITOS AUTOMÁTICOS

Se você utiliza conta em banco, confira todos os débitos automáticos. Muitas vezes temos pacotes de TV, internet, celular, etc, que são pouco utilizados e estão em débito automático. Agora que estamos de quarentena em casa, é hora de sair da inércia e ligar para reduzir os valores ou até mesmo cancelar o que não usa mais.

COMPRAS PARCELADAS

Neste momento de incertezas, é importante não realizar ou evitar as compras parceladas. O cartão de crédito pode se tornar um grande vilão. Procure comprar somente o essencial e tome muito cuidado com as compras online. Atente-se às parcelas já existentes. Evite se endividar.

RISCO DE DEMISSÃO

Caso você veja que a demissão pode estar perto, a sugestão é já pensar em um plano B. É importante manter-se em contato com pessoas de sua área, amigos e até descobrir novas habilidades.

ESTEJA ATENTO ÀS POLÍTICAS IMPOSTAS PELOS GOVERNOS E BANCOS

Para pessoas com financiamento habitacional ou empréstimos bancários, as instituições financeiras estão adiando o pagamento de duas prestações da casa ou do carro para os próximos 60 dias.

Os bancos e cooperativas estão disponibilizando linhas de crédito atrativas para pessoas físicas e jurídicas. Por isso, é importante conversar com o seu gerente.

INVESTIMENTOS COM ALTA LIQUIDEZ

Avalie os investimentos que possuem alta liquidez, ou seja, que possuem resgate automático. Sabendo desse valor disponível, é possível evitar empréstimos em instituições financeiras.

RESERVA DE EMERGÊNCIA

Estima-se que 1/3 dos brasileiros tem algum dinheiro guardado. Se você faz parte desse grupo, a primeira coisa a fazer é organizar sua reserva de emergência.

É em momentos de crise como este, em que pode ocorrer a diminuição do salário, desemprego, interrupção das atividades e consequentemente da renda, que devemos utilizar a reserva de segurança.

Caso não precise mexer nesse dinheiro agora, deixe-o aplicado em investimentos de baixíssimo risco e alta liquidez. Prefira fundos de renda fixa, poupança, CDB de bancos e títulos públicos do tipo Tesouro Selic.

SOLIDARIEDADE ECONÔMICA

Em crises como a que estamos vivendo, muitos trabalhadores acabam perdendo seus empregos ou têm sua fonte de renda diminuída. Somos uma grande rede, então, por exemplo, se a manicure não recebe nada por muito tempo, ela não tem como comprar algo no mercado do seu bairro e, como consequência, o mercado não consegue pagar em dia seu fornecedor, que pode quebrar e demitir funcionários e assim por diante.

AJUDE O MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO

Sem ignorar o dano que todos sentirão, é inegável que isso será mais sentido nas micro e pequenas empresas e empresários individuais. Por isso, podemos mudar o hábito de comprar na grande rede de supermercados e varejo e focar naquele "mercadinho" do bairro.

MANTENHA OS PAGAMENTOS EM DIA

Se você tem suas receitas em dia ou tem reserva de segurança, faça um esforço para manter seus pagamentos mensais, ainda que o profissional não possa entregar a contraprestação nesse momento de dificuldade. Não deixe de pagar o jardineiro, o cabeleireiro, o autônomo etc. Se você tem viagem marcada, salvo se necessário, não cancele a compra, apenas reprograme.

TENHA CLARO OS SEUS OBJETIVOS

Não é porque estamos passando por uma crise que você deve desistir dos seus sonhos. Neste momento, é importante estar preparado para economizar e fazer investimentos estratégicos e inteligentes, primeiro montando sua reserva para emergências. O excedente deve ser adequado ao seu perfil de risco, pensando no médio e longo prazo.

22/06/20

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

22 MOACYR WALDMANN BRASIL RJ
22 AIRTON TOME DF
23 ANGELA MARIA RIANI DO VALE DIAS RJ
24 JOAO IRACU DE LIMA E SILVA RJ
24 FRANCISCO JOSÉ AMÉRICO CORDEIRO DF
25 JACIRA DE SOUZA LOPES RJ
25 JOSE CEZAR PEICHO SC
25 JOSE DETALONIO MENDONCA DF
26 WANNER PINHEIRO MONTEIRO DF
27 DJALMA LADISLAU DOS SANTOS MG
28 NELSON DE CASTRO RJ
28 IRINEU CARLOS MORAIS DE MOURA RS
28 ELEONORA MEDEIROS DE FIGUEIREDO DF
28 RICARDO VALÉRIO MARTELLETO MG

22/06/20

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br