Dengue

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Não há vacina contra ela, de modo que a prevenção é o mais importante.

  • Latas, embalagens e copos plástico, se ficam jogados, acumulam água e viram um ótimo esconderijo para que o mosquito ponha ovos e se desenvolva. Jogue tudo isso no lixo.
  • Pneus velhos acumulam água. Então, sempre deixe os pneus em local seco e protegido da chuva ou jogue-os fora em lugar apropriado.
  • Jogue fora as garrafas PET e de vidro vazias (se possível faça uso da coleta seletiva de lixo). Se precisar guardar alguma, vire-as de cabeça para baixo, assim não ficará nenhuma água armazenada.
  • Não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.
  • Caixas d'água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.
  • Outro aspecto fundamental é estar sempre atento aos sintomas da doença. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de evitar complicações.

Principais sintomas
Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas, nos casos mais simples. Aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.