Boletim Eletrônico da ASPAS - 13 de abril de 2020

 
 
 
13 de abril de 2020
 
 
 
 

Crise sanitária e econômica alerta gestores para déficits nos fundos de pensão

=> Pandemia do novo coronavírus, recessão e efeitos sobre ações fazem fundos de pensão preverem crescimento dos déficits em 2020, segundo a Abrapp

Segundo o jornal Valor Econômico, a Abrapp, associação que representa os fundos de pensão, espera um "crescimento gigantesco" dos déficits das fundações de previdência privada em 2020. Segundo matéria de Juliana Schincariol, "os resultados serão pressionados pelo avanço do coronavírus e seus efeitos sobre o mercado acionário".

US$ 5 TRILHÕES SUGADOS DA ECONOMIA

Os fundos têm parte importante de suas carteiras em ações de empresas que vem sofrendo com os efeitos da pandemia. "Será um ano muito complicado para bater as metas atuariais", afirmou o presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, segundo o jornal.

A revista Forbes em 28/2, ainda no início da Covid-19, já alertava que "os mercados de ações globais despencaram em sua pior semana desde o colapso financeiro de 2008, com US$ 5 trilhões sugados em ações no mundo todo à medida que o coronavírus se instala em novos territórios e desperta preocupações sobre uma pandemia".

CASO SERPROS

No caso do SERPROS, a Diretoria já lançou uma nota tranquilizadora no início da crise da Covid-19 (leia aqui). No entanto, é fato que as Políticas de Investimentos aprovadas pelo CDE para o ano de 2020 preveem a necessidade de realizar investimentos "um pouco mais agressivos", visando conseguir rentabilidades acima das metas atuariais de modo a equacionar o déficit atuarial do PS-I e recuperar parte das perdas do PS-II CD. Ao que parece, este objetivo talvez não seja possível este ano, por conta da recessão mundial que a pandemia de Covid-19 tende a causar, segundo todas as análises.

REIVINDICAÇÕES DA ABRAPP

Em editorial em sua Revista da Previdência Complementar, a Abrapp analisa que "embora os impactos sobre os mercados sejam consideráveis, analistas de investimento concordam que o momento requer sangue frio, e que em momentos de crise como o atual a diversificação é a melhor saída".

A Associação dos fundos de pensão defende neste editorial que "nesse contexto, a discussão sobre a ampliação do limite legal para aplicações no exterior ganha premência, dividindo espaço com alocações maiores em títulos privados, FIPs florestais e ativos ilíquidos, dentre outras classes que vêm atraindo a atenção das fundações". No entanto, frisa o editorial, "tendo em vista o atual cenário de dúvida, ainda não se sabe em que ritmo as mudanças devem acontecer".

13/04/20

 
     
 

Coronavírus: fuja de fake news!

=> Falsas notícias sobre a Covid-19 estão circulando pela internet com força total. Confira dicas para identificá-las

Não é só o Coronavírus que tem se espalhado rapidamente pelo Brasil. Nas últimas semanas, com o avanço da pandemia global, diversas notícias falsas sobre a doença invadiram a internet. Popularmente conhecidas como fake news, essas mentiras costumam se parecer com matérias jornalísticas ou artigos científicos, mas são o oposto: uma verdadeira fonte de desinformação. Por isso, em um período de preocupação com a saúde global, precisamos ser mais cuidadosos do que nunca.

Para evitar cair em uma notícia falsa, o mais importante é, ao receber qualquer novidade relacionada ao novo coronavírus, estar atento. Quando receber uma notícia, como receitas caseiras de supostos remédios contra o vírus, por exemplo, verifique qual a sua origem. Se a informação aparece vinculada a dados oficiais do governo ou institutos de pesquisa, dê um google e procure os sites oficiais dessas instituições. Caso a informação seja verdadeira, com certeza terá sido veiculada em primeira mão nesses canais.

Vale lembrar que mesmo vindo de uma pessoa que você confie, a veracidade da informação deve ser checada, pois nenhum de nós está isento de acabar acreditando em uma dessas mentiras. Esteja atento principalmente às notícias muito exageradas, pois esse é normalmente o formato das fake news. Especialmente nesse momento, com tantas incertezas, as pessoas estão alarmadas e sentindo insegurança. Os criminosos por trás da disseminação de notícias falsas sabem disso e, assim, utilizam do extremismo nas notícias para chamar atenção e ganhar credibilidade.

WHATSAPP DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Outra dica importante é sempre prestar atenção à estrutura do texto recebido. Geralmente, sites que divulgam fake news apresentam não só erros de português, mas também de formatação, como letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação, por exemplo. Além disso, é importante também prestar atenção na data da publicação, para confirmar se a notícia é recente e está atualizada. O segredo é ler a matéria inteira, não só título e subtítulo, pois é no decorrer do texto que encontramos pistas sobre a veracidade da matéria.

Todo esse procedimento é importante não só para nós mesmos, mas também para os outros. Estamos vivendo tempos de incerteza e as falsas notícias sobre o Coronavírus podem levar a ações que prejudiquem a saúde de pessoas. Por isso, todas as medidas listadas acima devem ser tomadas com especial atenção antes de compartilhar cada notícia.

Caso identifique que uma informação é falsa, denuncie! Isso pode ser feito até mesmo através do WhatsApp. Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando: o número é (61) 99289-4640 e pertence ao Ministério da Saúde do Brasil para esclarecer notícias sobre a Covid-19. Se cada um fizer a sua parte, cada vez menos pessoas serão prejudicadas pelas fake news.

13/04/20

 
     
 

Com internet, diversão sem sair de casa!

=> Confira dicas para transformar a quarentena em um período mais divertido. A internet pode ajudar muito!

A rotina do brasileiro mudou bastante nos últimos dias. Por conta do novo Coronavírus, o Ministério da Saúde determinou que os brasileiros fiquem em casa e façam um período de isolamento social, estratégia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação da doença. Isso significa que devemos, por enquanto, sair somente quando estritamente necessário e não manter contato físico com as pessoas, evitando abraços, beijos e apertos de mão, por exemplo.

Mesmo com as dificuldades impostas pelo período de quarentena, ficar em casa não precisa ser ruim. Nesse período de isolamento, é preciso se reinventar e redescobrir maneiras de viver, lembrando sempre que é possível se divertir e ocupar a mente, mesmo durante a pandemia. Confira algumas dicas:

• CURSOS ONLINE

O período de quarentena pode ser encarado como uma oportunidade para ganhar novos conhecimentos. Pode ser maquiagem, cozinha, empreendedorismo ou qualquer outra coisa. Em tempos de comunicação à distância, diversas plataformas oferecem propostas de cursos online. São diversas opções, que vão de cursos profissionalizantes a pós-graduações - que podem ser, inclusive, certificados, emitindo diplomas válidos nacionalmente.

Pensando nesse período de recolhimento, alguns sites pagos estão inclusive disponibilizando aulas gratuitas. O Senac, por exemplo, está oferecendo mais de 20 opções de curso e as aulas ofertadas trazem conhecimentos nas áreas de gestão, negócios, empreendedorismo, educação e saúde. Vale a pena pensar no que se quer aprender e fazer uma boa busca sobre os cursos disponíveis, pois as possibilidades são muitas!

• UM POUCO DE EXERCÍCIO FAZ BEM

Praticar exercícios físicos traz, comprovadamente, inúmeros benefícios para a saúde. Por isso, a atividade física não deve ser negligenciada neste período de quarentena. Mesmo com o isolamento social, é possível continuar com os treinos, adaptando as atividades ao espaço de sua casa. Para quem não pratica nenhum esporte, mas gostaria de voltar a se exercitar, a quarentena pode servir como incentivo.
Nas redes sociais, muitos educadores físicos têm compartilhado seus treinos em casa e instruído o público sobre como realizá-los. O importante é procurar a orientação de profissionais confiáveis e não ir além do seu limite.

• SÉRIES E FILMES

Com o anúncio da quarentena para os brasileiros, emissoras de televisão e aplicativos de streaming também decidiram liberar parte de suas atrações para o público. Para quem prefere os serviços online, a Netflix e a Amazon liberaram alguns títulos de seus catálogos, enquanto a Globoplay optou por liberar todo seu conteúdo infantil para o público. Já para os adeptos da televisão a cabo, a dica são os canais de filmes. Geralmente pagos em pacotes especiais, eles estão com seus sinais abertos para todos até o fim da quarentena. É a oportunidade perfeita para fazer pipoca, sentar no sofá e aproveitar para relaxar.

• INOVE NA NUTRIÇÃO

O período de isolamento social pode ser uma oportunidade para nos reconectarmos com a nossa alimentação. Escolha o que vai comer a cada dia da semana e aproveite para aprender novas receitas. No Youtube, milhares de vídeos tutoriais ensinam as mais diversas receitas. Durante a quarentena, a sugestão de nutricionistas é variar nos ingredientes e aproveitar o tempo livre extra para preparar todos os dias novos pratos.

É importante também prestar atenção para não exagerar nos pratos super calóricos ou gordurosos, especialmente no caso dos diabéticos e hipertensos. Mesmo com o Coronavírus, a atenção para com a dieta de quem tem doenças crônicas não deve parar.

Gostou dessas ideais? Confira, aqui, uma lista completa com mais atividades para se divertir e ocupar nos próximos dias - sem esquecer de lavar as mãos também, é claro! #ficaemcasa

13/04/20

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

13 ADIR JORGE RIBEIRO SOARES RJ
13 PAULO ROBERTO ALVES DO VALLE RJ
13 GERSON AUGUSTO COUTO DA SILVA RJ
13 PAULO SERGIO FERREIRA DA CUNHA BASTOS DF
13 VERA JUSTINA GUASSO RS
13 CARMELITA MARIA CARVALHO CHAGAS RJ
14 LIANA RANGEL CAPILE DE SOUZA RJ
14 MARIA RODRIGUES DOS SANTOS PE
15 EDNA LEMOS ARAUJO PE
15 JORGE SIMAO RJ
16 JOÃO CARLOS BONIMANCIO SP
16 NELSON FERREIRA POJO DF
17 URBANO CESAR NOGUEIRA DE ALMEIDA DF
17 SILVIA PELUFFO RJ
17 ELIZETE LINHARES SCHOLZ PR
18 THEREZA CRISTINA RODRIGUES PINTO RJ
18 ERCILIA RODRIGUES MARTINS MG
18 AUGUSTO CESAR RAMOS BORGES RJ
19 ELOIR MARIANO DOS SANTOS PR
19 MARIA JOSÉ DA SILVA RJ
19 MAURÍLIO CHIUZINI SP

13/04/20

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br