Boletim Eletrônico da ASPAS - 31 de julho de 2017

 
 
 
31 de julho de 2017
 
 

Diretor-Superintendente da PREVIC diz que gestor de fundo precisa sofrer punição maior

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, dirigente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) Fábio Coelho defende regras mais severas para executivos do setor que cometam irregularidades

Servidor de carreira do Banco Central (BC), Fábio Coelho quer promover uma verdadeira transformação na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Desde março no cargo de diretor-superintendente, ele avalia que, além da autarquia, os demais integrantes do sistema de previdência complementar, como patrocinadores, auditores externos e dirigentes das fundações, também precisam aperfeiçoar o trabalho.

Além de definir a supervisão permanente para os 17 maiores fundos de pensão que detêm 65% dos R$ 815 bilhões dos ativos do setor, um escopo mínimo para o trabalho de auditores externos será determinado pela PREVIC. A equipe de Coelho também trabalha para aperfeiçoar o processo administrativo punitivo. Atualmente, a maior penalidade imposta para dirigentes de fundos de pensão é uma multa de R$ 40 mil, que pode ser acumulada com inabilitação por até 10 anos. Segundo ele, geralmente são aplicados não mais que dois anos de inabilitação. "As punições interpretadas como severas são brandas e merecem uma atualização", afirma.

Coelho pretende aprimorar, ainda, as atribuições da autarquia. Para isso, quer criar um comitê estratégico de supervisão, nos moldes do Comitê de Estabilidade Financeira do BC. Caberá a esse colegiado produzir quadrimestralmente um relatório para apontar os riscos de curto prazo para os fundos de pensão. "Temos respostas concretas de curto prazo, com objetivos claros e com um plano de trabalho alinhado para toda a PREVIC", destaca.

Veja neste link os principais trechos da entrevista que ele concedeu ao Correio Braziliense, publicada no último dia 30 de julho.

31/07/17

 
     
 

Segundo almoço dos aniversariantes do mês marca confraternização dos associados

Na última quinta-feira, 27 de julho, aconteceu mais um almoço mensal de confraternização dos associados e comemoração dos aniversários do mês. O animado encontro se deu no Restaurante Brasa Grill, no Largo do Machado, Rio de Janeiro.

Veja aqui as fotos do evento

31/07/17

 
     
 

Novo sistema de empréstimos do SERPROS liberado para novas contratações

Reproduzimos abaixo notícia publicada nesta 2ª feira, dia 31/07, no site do SERPROS:

O lançamento do novo sistema de empréstimos Serpros está previsto para as 14h desta segunda-feira (31/07). No momento está liberada apenas a contratação de novas concessões. Em breve, informaremos quando a opção 'Refinanciamento' estiver disponível.

Antes de acessar o sistema, leia com atenção as informações no link a seguir: http://www.serpros.com.br/emprestimos/contratos/

O passo a passo pode ser consultado a qualquer momento no site do Serpros, no menu Empréstimos >> Passo a Passo.

Por motivos técnicos e não financeiros, desde o dia 29/05/2017 o sistema ficou inoperante para a implantação deste novo.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Participante: 0800 721 10 10 ou sap@serpros.com.br.

Veja a notícia aqui.

 31/07/17

 
     
 

INSS: confirmado pagamento da 1ª parcela do 13º de aposentados em agosto

Aposentados e pensionistas receberão a primeira parcela do 13º Salário a partir do dia 25 de agosto. O governo publicou o decreto com a antecipação do benefício na última sexta-feira, dia 28, no "Diário Oficial da União".

A parcela de agosto será correspondente a 50% do valor do benefício do mês e será paga junto com os benefícios da folha mensal. A exceção é para quem passou a receber o benefício previdenciário depois de janeiro - nesse caso o valor será proporcional. Já a segunda parcela será paga em novembro e dezembro.

Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) na primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º é cobrado somente na segunda parcela.

Saiba mais aqui

31/07/17

 
     
 

Cabelos brancos, com orgulho!

Antes tidos como um problema, os cabelos brancos vêm se tornando, nos últimos anos, uma tendência adotada por mulheres de diferentes idades e estilos - e isso não significa descuidar da aparência!

Realidade na vida de grande parte das mulheres, os cabelos grisalhos muitas vezes são tidos como sinal de perda da vaidade ou descaso com a aparência. No entanto, avessas à obrigação da tintura, cada vez mais mulheres têm rompido com esses paradigmas e aceito seus brancos, encarando o aparecimento dos fios mais claros como uma mudança física que faz parte do processo de amadurecimento do corpo.

Para muitas, inclusive, viver essa mudança com naturalidade tem sido a melhor forma de lidar com o passar dos anos e suas marcas. A atriz Betty Faria, 76 anos, por exemplo, definiu a experiência de assumir os cabelos grisalhos como "uma libertação!". E ela não é a única: a escolha de viver plenamente a fase grisalha também conquistou outras famosas, como Vera Holtz, Cássia Kiss e também as americanas Helen Mirren e Jamie Lee Curtis.

É claro que, de alguma forma, dizer não às tinturas é romper com padrões estéticos que dominam nossa sociedade. Entretanto, não pintar mais o cabelo não significa necessariamente abdicar de uma aparência moderna. Confira no link abaixo relatos de diferentes mulheres que toparam abraçar seus cabelos grisalhos - sem deixar de cuidar de suas madeixas e de se manterem modernas - e hoje se sentem mais livres e realizadas com a escolha.

Clique aqui para ver.

31/07/17

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

01 FERNANDO ANTUNES COIMBRA RJ 
01 MARINA GERMANO BITTENCOURT RJ 
01 SILVIO MARTINS SC 
01 ELIZIA MARIA MARCAL DE CARVALHO PA
01 NELSON DUARTE CALLADO SP 
02 ADOLFO DE SOUZA PR 
02 AUREO SEBASTIÃO TESSEROLI DE LIMA PR 
03 SERGIO ANGELO GRANDO RS 
03 VANIA MARIA LUNA SANTOS RJ
04 MARIA HELENA SIQUEIRA MAZZARO MG 
05 XISTO JOSE SIMOES RJ 
05 ALVARO OSORIO PINTO RJ
05 JOSÉ LUIZ STORANI RJ 
05 PAULO BARBOSA COIMBRA RJ 
06 JOSÉ ROBERTO PORTELA DE SOUZA RJ 
06 DARCI SOARES DA SILVA RS 
06 ORLANDO DE SOUZA PEREIRA RJ

31/07/17

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br