Boletim Eletrônico da ASPAS - 29 de maio de 2017

 
 
 
29 de maio de 2017
 
 

Abrapp quer que parentes de participantes possam aderir aos fundos de pensão

Segundo a entidade, a rentabilidade da previdência fechada chega a ser 40% maior que a da aberta, comercializada pelos bancos

Os parentes de mais de 2,5 milhões de participantes dos 307 fundos de previdência fechada do país - planos criados por empresas e voltados exclusivamente aos seus funcionários - podem passar a ter a oportunidade de aderir aos fundos complementares.

A ideia é da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), que pretende criar, até agosto deste ano, um plano setorial no qual os familiares poderão aderir ao sistema, com regras mais flexíveis, que não exigirão poupança todos os meses.

A estimativa da Abrapp é que, com o lançamento desse plano, o número de participantes dobre de 2,5 milhões para 5 milhões (passando dos atuais 2,3% da população economicamente ativa para 5%) no médio prazo. De acordo com a Abrapp, caso as federações de indústria e comércio, centrais sindicais, organizações cooperativas, e associações de classe e setoriais, dentre outras, decidam apoiar a ideia, facilmente estará consolidado um poderoso veículo para captação de poupança interna estável - fundamental para os projetos de longo prazo que sustentam o desenvolvimento do país.

Leia mais aqui.

29/05/17

 
     
 

Planejamento ajuda a vencer o medo de se aposentar

Não apenas financeiro, mas também emocional

A aposentadoria é um momento delicado na vida de muitos trabalhadores - afinal, foram anos dedicados a uma atividade profissional que, de uma hora para outra, deixa de fazer parte da vida - o que pode causar receios e angústias. É muito importante que o profissional reflita sobre esta etapa e faça um planejamento - não apenas financeiro, mas emocional.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Wellness & Coaching, Carlos Alecrim, todo profissional que chega neste momento da vida passa períodos de grande ansiedade, principalmente por questionar todo o seu passado e tentar prever o futuro pós-carreira. "São várias perguntas que o trabalhar tenta responder sobre o seu futuro, o que gera um receio muito grande na hora de deixar o que é apenas um dos nossos papeis para trás", afirma.

Leia mais aqui.

29/05/17

 
     
 

Grupos de idosos planejam comunidade para manter autonomia e driblar a solidão

Eles eram jovens no auge das comunidades alternativas das décadas de 1960 e 1970. Agora, reúnem-se para um projeto neo-hippie: moradias coletivas de idosos.

Em São Paulo, um grupo faz encontros, há um ano, para tentar formar o primeiro "cohousing" do Brasil. São mais de 20 pessoas, a maioria entre 60 e 70 anos, atrás de uma opção que passa longe da ideia de asilos.

Das antigas experiências hippies, a nova proposta mantém os objetivos de fortalecer vínculos comunitários e proporcionar cuidado mútuo.

Veja matéria completa aqui.

29/05/17

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

Maio:

29 NILSON DE RAMOS PR 
29 SUELI PUNTAR TAVARES DO COUTO RJ 
29 CLAUDIO GONÇALVES SEIXAS RJ 
30 TEREZA BIZERRA DA SILVA DF 
30 FELIX GUEDES DA SILVA PA 
31 CELIA MARIA STORNI FLEISCHHAUER RJ
31 ANTONIO JOSE DE ASSIS DOS SANTOS BA

Junho:

01 ANTONIO FERNANDO NOCETI BAHIA SC 
01 MARIA DA GRACA CAMARA LEAL ES
02 ELAINE RODRIGUES MACHADO RS 
02 JORGE MAGALHAES DE SÁ RJ 
02 LUCIA SANTOS DA SILVA DF
02 MARLENE MONTEIRO DE BARROS PE 
02 JOSE CARLOS RAMOS RS 
03 SUELY NUNES CORDEIRO PE 
03 HELTON ROLAND ABREU DE MELLO RS
04 WALMIR JOSE PERACETA PR

29/05/17

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br