Boletim Eletrônico da ASPAS - 13 de fevereiro de 2017

 
 
 
13 de fevereiro de 2017
 
 

Fundos de pensão batem meta atuarial em 2016, após 3 anos. Enquanto isso, o SERPROS luta contra perdas milionárias impostas por administrações passadas

A combinação de juros altos e recuperação do mercado acionário fez os fundos fechados de previdência no Brasil terem rentabilidade média de 14,86% em 2016, voltando a atingir a meta atuarial após três anos, segundo estimativas iniciais da entidade que representa o setor, a Abrapp. É o que diz matéria assinada por Aluísio Alves, da agência Reuters.

"Finalmente os fundos tiveram algum fôlego no ano passado", disse o presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, em entrevista à Reuters.

A meta atuarial, rentabilidade mínima que os fundos devem obter para conseguir no longo prazo pagar os benefícios de todos os seus cotistas, foi de 13,44% no ano passado. O patrimônio conjunto dos fundos fechados era de cerca de R$ 790 bilhões no fim de 2016.

Apesar da boa notícia em nível nacional, no SERPROS ainda não temos a confirmação de igual desempenho. A maior preocupação, no entanto, decorre de o nosso Fundo de Pensão ainda lutar para sobreviver a perdas impostas por administrações que no passado recente causaram prejuízos milionários. Um dos recentes exemplos dessa luta acirrada é o Caso Porcão, em que estamos sendo enquadrados como sócios de churrascaria, interpretação que, se não for derrubada judicialmente, poderá resultar em perdas milionárias, decorrentes de obrigações trabalhistas (se você quer entender melhor o Caso Porcão, veja nossos boletins anteriores clicando aqui e aqui).

Clique aqui para ver a notícia sobre os fundos em 2016

13/02/17

 
     
 

Aposentados com benefício limitado pelo teto entre 1988 e 1991 têm direito à revisão

Decisão do STF acaba com "buraco negro" criado pelo INSS

Na segunda-feira passada, dia 6 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal decidiu que quem se aposentou entre 5 de outubro de 1988 e 5 de abril de 1991 têm sim direito à revisão em seu benefício, o que vinha sendo constantemente negado pelo INSS. Como a decisão tem repercussão geral, serve de modelo para ações que já estão na Justiça sobre o tema.

Clique aqui para ler a íntegra da notícia

13/02/17

 
     
 

Projeto destina 30% das verbas do 'Sistema S' à Seguridade Social

O chamado Sistema "S" poderá vir a destinar parte de seus recursos para a Previdência e Seguridade Social. Projeto em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) destina 30% das receitas hoje reservadas ao conjunto de entidades que atuam na capacitação profissional (Sesi, Senai, Sesc, Senac e Senat, entre outras) para o custeio do sistema que ampara o cidadão em situações como velhice (aposentadoria), doença e desemprego.

A proposta (PLS 386/2016 - Complementar) é de autoria do senador Ataides Oliveira (PSDB-TO). Na CAE, foi designado o senador Roberto Muniz (PP-BA) para relatar a matéria. Depois do parecer dessa comissão, o projeto seguirá para análise também na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A decisão final será em Plenário.

Veja a matéria completa aqui

13/02/17

 
     
 

Sexalescentes: geração de 60 a 70 anos representa nova faixa social

Não se deixar envelhecer. Com a independência conquistada, muitos homens e mulheres na faixa dos 60 a 70 anos, aposentados ou não, gozam a vida, sem medo do ócio ou da solidão, livre das preocupações com filhos, fracassos e sucessos.

Essas e outras considerações foram objeto de palestra sobre o envelhecimento realizada pela Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, por ocasião da cerimônia de homenagem aos aposentados.

Clique para ler a íntegra do texto da antropóloga e escritora Mirian Goldenberg

13/02/17

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

13 LEIR RIBEIRO DA SILVA RJ 
13 FLAVIO DA COSTA SIQUEIRA DOMINGUS RS 
14 MARIA DE LOURDES BISPO ARAUJO PE 
14 SELMA IRINEA DE SOUZA CARDOSO PR 
14 MARIA CRISTINA DO AMARAL SILVA RJ 
14 HALINA MASLEJEW SP 
14 OVIDIO REATO DF
15 PAULO IRAN ALVES BARROS DF 
15 PAULO RICARDO DE BARROS RJ 
15 CLAUDIA DO NASCIMENTO RJ 
15 MARIA VILMA CASTRO ARAGAO CE
15 MARIA LUIZA DOS SANTOS RS 
16 SONIA REGINA OLIVEIRA MANFRE SP 
17 MARIA DO CARMO JARDIM CAVALCANTI PE 
17 DILSON CRUZ PAIVA DF 
18 PAULO CELSO AMARAL MARTINS RJ 
19 MARIA MARGARIDA QUINHA SILVA ALMEIDA BA 
19 HAROLDO FRANCISCO RAMOS RJ 
19 FRANCISCA CAVALCANTE ANDRADE PE

13/02/17

 
     
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br