Boletim Eletrônico da ASPAS - 12 de dezembro de 2016

 
 
 
12 de dezembro de 2016
 
 

Reforma da Previdência já está no Congresso

Governo quer que o Projeto, que fixa em 49 anos o tempo de contribuição necessário para que seja pleiteada a aposentadoria integral, seja votado em 2017

O Governo Federal entregou ao Congresso, em 6 de novembro, a PEC que trata da reforma na Previdência. Como antecipado na mídia, a proposta prevê idade mínima de aposentadoria de 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres, sejam do serviço público ou empregados na iniciativa privada. Os militares foram excluídos das mudanças. Homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 terão regras de transição menos rígidas, pagando no entanto um "pedágio" de 50% a mais sobre o tempo que falta para se aposentar. Ou seja, se faltarem 6 anos quando o projeto for aprovado, o segurado terá que trabalhar por 9 anos.

Outra regra estabelece que serão necessários 49 anos de contribuição para a Previdência para que o segurado possa pleitear a aposentadoria integral (que continuará limitada ao teto do INSS, hoje de R$ 5.189,82). Isso porque o benefício seria calculado da seguinte forma: 51% da média de 80% das melhores contribuições (mais altas), mais um ponto percentual a cada ano de contribuição.

Quanto às pensões, o valor será reduzido para 50% mais 10% por dependente, sendo que os filhos apenas até completarem 18 anos. Então, uma viúva com um filho menor receberia 50% + 10% (ela) + 10% (filho), totalizando 70%. Os 10% referentes ao filho deixariam de ser pagos quando ele atingir a maioridade. Pela proposta do Governo Federal, as pensões serão desvinculadas do salário mínimo e não será mais possível acumular pensão por morte com aposentadoria, mas quem já desfruta destes benefícios hoje não será afetado.

Clique aqui para ler a íntegra da notícia

12/12/16

 
     
 

Conselhos Deliberativo e Fiscal da ASPAS se reúnem e fazem balanço do trabalho da Diretoria

Na ultima reunião dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ASPAS, da gestão 2014/2017, realizada nos dias 06 e 07 de dezembro, foi efetuado um balanço do Plano de Trabalho da Diretoria Executiva e debatidos temas como as eleições da ASPAS para o período 2017/2020 e o PL 268-16, ora em vias de aprovação no Congresso Nacional, que trata de modificações e aperfeiçoamentos na governança dos fundos de pensão.

Veja fotos aqui.

12/12/16

 
     
 

Eleições na ASPAS consagram a Chapa "Aspas Unida Para a Reconstrução do Serpros"

Os votos encaminhados por Correio pelos associados da ASPAS foram apurados e contabilizados na última 2ª feira, dia 5 de dezembro. A chapa inscrita, encabeçada pelo atual presidente, Paulo Coimbra, foi consagrada pelas cédulas vindas de todo o Brasil. Foram constatados apenas dois votos em branco e dois votos nulos. Apesar de eleições com chapa única, em geral, não motivarem os associados, quando muitos acham "desnecessário" votar, dirigiram-se aos Correios e enviaram seus votos para a ASPAS mais de 26% do quadro associativo.

Veja aqui a Ata da Comissão Eleitoral

12/12/16

 
     
 

Associados da ASPAS no Rio realizam confraternização
de fim de ano

Associados participaram da comemoração de fim de ano da ASPAS no último dia 8, no restaurante Pap'Açorda, no Leblon (Rio). A confraternização serviu para encerrar os encontros de 2016, um ano marcado por muita luta dos participantes do SERPROS, com importantes vitórias.

Veja fotos aqui.

12/12/16

 
     
 

Associada da ASPAS lança exposição em Petrópolis

"Na direção dos ventos" é a exposição da artista visual Sonia Xavier, colega associada da ASPAS. 
A mostra está sendo realizada no Espaço Cultural da Inter TV (foto), em Petrópolis, Rio de Janeiro, e ficará em cartaz até 23 de dezembro. A exposição apresenta uma versão da artista que utiliza sucata de ferro, 
aço e alumínio, colagens, gravuras e pinturas, com muitas cores e relevo. O Espaço Cultural Inter TV funciona dentro da sede da Inter TV de Petrópolis, na Rua Imperatriz, 327.

12/12/16

 
     
 

Saiba o que ajuda e o que prejudica a sua memória

Agora, até videogame pode ajudar a diagnosticar o problema

De um lado, inimigos como estresse, depressão e tabagismo, que afetam negativamente a memória; de outro, boa alimentação, atividades físicas e sono de qualidade, que colaboram para manter a memória em dia. Há ainda o videogame Neuro Racer, que vem sendo usado com sucesso tanto no diagnóstico de problemas de memória quanto no tratamento.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

12/12/16

 
     
 

Nota de falecimento

Informamos, com pesar, o falecimento do associado Enio Contursi de Freitas, ex-superintendente da 10ª URO, ocorrido no último dia 8.

12/12/16

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

12 SONIA MARIA DE CASTRO FERNANDES RS 
12 JAIR DE ANDRADE PIMENTEL FILHO SP
12 GABRIEL JOSÉ DE SOUSA MELSERT RJ 
13 LUZIA ASSUNCAO DE OLIVEIRA PE 
13 LUCINA FERREIRA MACIEL RJ 
13 LAUZINEA RODRIGUES DE LIMA PE 
13 NELSON LUIZ SOARES DE OLIVEIRA RJ
13 OSCAR FELIPE NERY BA 
13 SILVIA ANDALUZIA DE ABREU RJ
14 DULCE MARIA OLIVEIRA DE MORAIS MG 
14 HELDER DE HOLANDA CASTRO CE 
15 AGENOR JOAQUIM GOMES FILHO RJ 
15 MARCOS VINICIUS ALVES DE SOUZA MG 
16 MARLENE BRITO DE OLIVEIRA RJ 
16 MITICO SATO MG 
16 IVANUSA CARMEN JATOBA DE OLIVEIRA PE 
17 JULIVAL AUGUSTO DAS NEVES RJ 
18 MARILENE GARCIA DE FIGUEIREDO RJ 
18 GLADIS PETRONILDA WIZOREK RS 
18 SIMPLICIO CARLOS BARBOZA PR

12/12/16

 
     
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br