Boletim Eletrônico da ASPAS - 05 de dezembro de 2016

 
 
 
05 de dezembro de 2016
 
 

ALERTA AOS PARTICIPANTES

E-mail apócrifo revela os estertores de um grupo que, estima-se, sangrou o SERPROS em mais de R$ 1 bilhão

Sob o título "ASPAS COMEMORA O QUANTO PIOR, MELHOR?", está circulando na rede um e-mail apócrifo, contendo inverdades e interpretações fantasiosas sobre a situação do SERPROS.

Sem coragem para identificar-se e, à luz do dia, defender seus pontos de vista, o autor se esconde atrás de um nome falso, numa atitude que, por si só, desqualifica o seu conteúdo.

Mas, mesmo com a covardia do anonimato, fica muito claro que se trata de porta-voz do grupo sindical e político-partidário que dominava as administrações do SERPRO e do SERPROS e que, em boa hora, foi enxotado, não sem antes promover um estrago que pode levar a perdas superiores a R$ 1 bilhão, correspondente a cerca de 20% do patrimônio do nosso Fundo.

Os representantes desse grupo que integravam a direção do SERPROS já foram punidos pela PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) com multas pecuniárias e inabilitação para o exercício de cargos congêneres, além de serem investigados pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal por suspeita de administração fraudulenta.

Após a tentativa de tumultuar o processo eleitoral, o mencionado e-mail busca confundir e deixa clara a disposição de impedir que o SERPROS volte à normalidade. Mais um indício de que os interesses dos participantes nunca fizeram parte dos objetivos desse grupo.

Portanto, NÃO SE ILUDA. Trata-se apenas dos estertores de uma turma que, se não tivesse sido varrida do mapa pelas duas intervenções (e graças à corajosa luta dos Conselheiros Eleitos Independentes e forte apoio da ASPAS), levaria, fatalmente, o SERPROS à insolvência. E o SEU FUTURO junto.

05/12/16

 
     
 

CVM pune ex-diretor do SERPROS que Serpro insistiu em nomear mesmo sabendo do processo

Punição foi por atuação irregular no BRB, mas os Conselheiros Deliberativos Indicados pelo Serpro já sabiam da exoneração de Eloir Cogliatti e do processo do Banco Central contra ele quando foi nomeado Diretor de Investimentos do SERPROS

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão fiscalizador do mercado financeiro, divulgou no último dia 24 de novembro que foram inabilitados ex-administradores do BRB (Banco de Brasília S.A.) por compra de direitos creditórios, entre eles Eloir Cogliatti, que também foi ex-Diretor de Investimentos do SERPROS. A decisão foi tomada pelo órgão no Processo Administrativo Sancionador CVM nº RJ2013/6183. Eloir Cogliatti foi inabilitado por 10 anos para exercer cargos em entidades do setor financeiro.

O patrocinador Serpro foi, em 2011, o responsável pela nomeação do ex-Diretor de Investimentos Eloir Cogliatti. Para tanto, foi necessário o voto de minerva no CDE, pois todos os Conselheiros Eleitos - na época, Mauro Simião, Thadeu Portella e Waldemiro Schneider - votaram contra a nomeação. Eloir Cogliatti já havia sido exonerado pelo BRB e já estava sendo processado pelo Banco Central. A responsabilidade do patrocinador Serpro é tal que, para impor a nomeação, o CDE também exonerou o então Presidente do SERPROS, Armando Frid, que não concordou com a nomeação de Cogliatti.

Atualmente o Ministério Público e a Policia Federal investigam os fortes indícios de gestão fraudulenta encontrados pela Comissão de Inquérito na primeira intervenção de 2016 no SERPROS. O resultado dessas investigações pode apontar o tamanho dos danos causados ao nosso patrimônio no Fundo por conta de diretores indicados pela gestão de Marcos Mazoni no patrocinador Serpro.

Se confirmada a gestão fraudulenta, o próprio Ministério Público entrará com ação judicial contra os responsáveis identificados (pessoas físicas e jurídicas), com penalidades de prisão e de devolução ao SERPROS dos valores eventualmente desviados.

Veja aqui a decisão da CVM.

05/12/16

 
     
 

Comemoração de fim de ano da ASPAS é nesta 5ª feira, dia 8/12, às 13 horas

Atenção associado. Se estiver pelo Rio, participe da comemoração de fim de ano da ASPAS, reveja amigos e faça novas amizades. Será no dia 8/12, esta quinta-feira, a partir das 13h, no restaurante Pap'Açorda, no Leblon.

O endereço é Rua General Urquiza, 117, loja A, Leblon, Rio de Janeiro. Fica na esquina da Gen. Urquiza com a Av. Ataulfo de Paiva, pertinho da estação Antero de Quental do Metrô (linha 4), saída da Rua Bartolomeu Mitre. As despesas são no sistema de comanda individual.

05/12/16

 
     
 

Nesta 2ª feira, dia 5, ASPAS apura votação em suas eleições

Os associados da ASPAS votaram pelos Correios até a última 4ª feira, dia 30 de novembro, e nesta 2ª feira, dia 5 de dezembro, será feita a apuração e contabilização dos votos. Só houve uma chapa inscrita, encabeçada pelo atual presidente, Paulo Coimbra.

Até 12 de dezembro podem ser interpostos recursos e, em 11 de janeiro de 2017 a nova diretoria toma posse para um mandato de três anos.

Clique para ver a chapa completa

05/12/16

 
     
 

Literatura e arte: novas perspectivas de vida na terceira idade

Cada vez mais homens e mulheres descobrem na literatura ou na arte uma aliada para preencher os dias quando a rotina desacelera

Quando tinha quase 80 anos, Michelangelo dirigiu, com muita vitalidade, os trabalhos de construção da Basílica de São Pedro, na Itália. Com quase 90, Pablo Picasso pintou uma série de 140 obras, apenas durante o ano de 1969. Tais proezas artísticas demonstram que a inspiração não tem idade para chegar. Ou se acentuar. Mostram ainda que, na fase mais madura da vida, o homem pode se deparar com uma necessidade tremenda de se expressar, através de tintas, notas musicais, palavras ou qualquer outra linguagem que permita a transposição de um rico universo subjetivo para o olhar do outro. São diversas as pessoas que, quando se aposentam, ganham tempo para abrir as gavetas da memória, vasculhar as próprias vivências e transformá-las em arte.

Leia mais clicando aqui.

05/12/16

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

06 MARIA APARECIDA ROSA SUMMO SP 
06 MARICELIA DE LUCCA SP 
06 NEUZA BARROS SEIXAS PORTIOLLI RJ 
07 CARLOS HENRIQUE FERREIRA RJ 
07 JOSÉ ALBERTO COSTA SOBRAL RS
08 JOICE CONCEICAO DE CARVALHO RJ 
08 RONALD DORIA DREUX RJ
09 IVETE PEDROZO ARRAIS PE
09 MARIA HELENA PINTO DE SOUZA RJ 
10 JOSE NUNES DA SILVA RJ 
10 SYLVIA MONTEIRO DE SOUZA RJ 
10 JOAO FRANCISCO QUARTO DA SILVA RJ
10 CREUSA CONTI BRITO BA 
11 MARLENE DAS GRACAS SANTOS DA SILVA MG 

05/12/16

 
     
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br