Boletim Eletrônico da ASPAS - 7 de dezembro de 2015

 
 
 
7 de Dezembro de 2015
 
   

Conselho Deliberativo da ASPAS decide ampliar distribuição do relatório sobre a gestão do SERPROS

Documento será encaminhado à CPI dos Fundos de Pensão e à Diretoria do SERPRO 

Nos dias 1º e 2 de dezembro, os Conselheiros Deliberativos da ASPAS realizaram sua quarta reunião anual, como de costume ampliada com a presença dos conselheiros fiscais e dos membros da diretoria executiva da ASPAS. Além da aprovação do Plano de Trabalho para o ano de 2016 e o respectivo orçamento, várias decisões foram tomadas, a saber:

1 - Referendar o Relatório sobre Gestão do SERPROS, contendo diagnósticos e as respectivas proposições sobre aspectos da gestão do Fundo,entregue ao Interventor no dia 23/11;

2 - Entregar o citado relatório e também o dos Investimentos do Serpros, divulgado em setembro passado, ao Presidente e ao Relator da CPI da Câmara sobre os Fundos de Pensão das Estatais Federais;

3 - Solicitar audiência com a Diretoria do Serpro para entregar os referidos relatórios e iniciar discussão sobre o futuro do Serpros pós-intervenção;

4 - Participar da FIDEF - Frente Independente de Defesa dos Fundos de Pensão, formada por conselheiros e diretores eleitos e associações de participantes de diversos fundos como PREVI (BB), FUNCEF (CEF), POSTALIS (Correios), REAL GRANDEZA (Furnas), PETROS(Petrobras) e outros. 


Clique aqui para ler o Relatório sobre Gestão do SERPROS

Clique aqui para ler o Relatório sobre Investimentos do SERPROS

07/12/2015

   
         
   
ASPAS visita Regionais Fortaleza e Recife

Dando continuidade ao programa de visitas às Regionais do SERPRO, Paulo Coimbra e Julio Cesar, respectivamente, Presidente e Diretor de Comunicação da ASPAS, estiveram em Fortaleza e Recife no período de 23 a 27 de novembro.

O principal objetivo foi apresentar a ASPAS aos participantes ativos, já que, desde junho de 2014, a entidade, antes dedicada, exclusivamente, a aposentados e pensionistas, passou a agregar também os ativos. Com isso, espera-se aumentar o quadro de associados e, paulatinamente, torná-la mais atuante em nível regional.

Em ambas as cidades foi feita uma apresentação sobre a organização e atividades da ASPAS, seguida de esclarecimento de dúvidas e de produtivo debate sobre a atual situação por que passa o SERPROS, submetido à intervenção da PREVIC, e os desafios para o futuro. 
Infelizmente, a frequência ficou aquém da esperada, com cerca de 30 participantes em Fortaleza e 12 em Recife, o que demonstra que nem todos se deram conta dos problemas vivenciados pelo SERPROS, e do risco provocado pela acentuada queda de seu patrimônio, decorrente da má gestão de recentes administrações. Acreditamos, entretanto, que se trata de um processo, em que, aos poucos, os participantes irão entender que a garantia de seus benefícios futuros passa, necessariamente, pelo fortalecimento de sua capacidade associativa, com vistas à constante vigilância da evolução de nosso patrimônio e da gestão do SERPROS.

Gostaríamos de transmitir os nossos agradecimentos às ASES locais, em cujas instalações as reuniões foram realizadas, bem como aos colegas Mário Evangelista e Emanuel, de Fortaleza, e Edson e Robson, de Recife, pelo apoio prestado.

A lastimar apenas a atuação da administração central do SERPRO, ao ordenar a revogação da autorização de utilização do auditório da Regional Fortaleza (apesar de ter ficado vazio durante todo o dia), confirmada pelo Superintendente de Gestão de Pessoas, Marcos Benjamin.

07/12/2015

   
         
   

RJ: Confraternização da ASPAS reuniu associados em almoço festivo

Diversos associados da ASPAS almoçaram juntos, no dia 2 de dezembro, na tradicional confraternização anual que acontece no Rio de Janeiro. Este ano o palco foi o restaurante Graça da Vila, no Catete, que oferece farto e diversificado buffet. 

"A comemoração ocorreu em ambiente amigo e acolhedor. Contamos com  a presença de 26 associados. Foi tudo muito agradável e alegre", declarou a diretora Ana Maria.

Clique para ver mais fotos

07/12/2015

   
         
   

ASPAS presente em Seminário da OAB

O diretor-presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, participará do Seminário que a Comissão de Previdência Complementar da OAB/RJ vai realizar no Rio de Janeiro no dia 8 de dezembro.

07/12/2015

   
         
   

STJ julga recurso repetitivo sobre reajuste de planos de previdência complementar

Com base em recurso especial interposto pela Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social, o  Superior Tribunal de Justiça (STJ) afetou à Segunda Seção julgamento de recurso repetitivo sobre o reajuste dos planos de previdência privada. O que está em análise é se deve ser aplicado o mesmo índice de aumento anual da aposentadoria do INSS à previdência complementar. A decisão repercutirá sobre os vários recursos em andamento com a mesma temática.

Clique para ler a íntegra da matéria

07/12/2015

   
         
   

"Trabalhar, especialmente no SERPRO, foi um enorme prazer e sempre me senti bem"

O analista Carlaile Antônio Ferrari trabalhou no SERPRO de 1977 a 1999 e  se aposentou cedo, como supervisor de controladoria da regional TEVTA (Divisão de Assistência Técnica em Vitória - E.S), aproveitando um PDV. Em entrevista, além de falar do seu processo de aposentadoria e das mudanças em sua vida, ele conta também o que faria de diferente, se pudesse, e dá conselhos a quem está por se aposentar ou já aposentado.

Confira a entrevista

07/12/2015

   
         
   

Cuidados com a beleza começam pela boca

Pele bonita não depende apenas de cremes e cosméticos. Estes são coadjuvantes, mas a beleza vem principalmente de dentro, respondendo aos cuidados que temos ou não com  nossas alimentação e hidratação. O uso do protetor solar também é importante. 

Confira algumas dicas de beleza para pele e cabelos após os 60
 

   
         
   

Parabenize os aniversariantes da semana

08 JOICE CONCEICAO DE CARVALHO RJ 
08 RONALD DORIA DREUX RJ 
09 IVETE PEDROZO ARRAIS PE 
09 MARIA HELENA PINTO DE SOUZA RJ 
10 CREUSA CONTI BRITO BA 
10 JOAO FRANCISCO QUARTO DA SILVA RJ 
10 JOSE NUNES DA SILVA RJ 
10 SYLVIA MONTEIRO DE SOUZA RJ 
11 MARLENE DAS GRACAS SANTOS DA SILVA MG 
12 SONIA MARIA DE CASTRO FERNANDES RS 
12 JAIR DE ANDRADE PIMENTEL FILHO SP 
12 GABRIEL JOSÉ DE SOUSA MELSERT RJ 
13 OSCAR FELIPE NERY BA 
13 LUZIA ASSUNCAO DE OLIVEIRA PE 
13 NELSON LUIZ SOARES DE OLIVEIRA RJ 
13 LAUZINEA RODRIGUES DE LIMA PE 
13 LUCINA FERREIRA MACIEL RJ 
13 SILVIA ANDALUZIA DE ABREU RJ 

07/12/2015

   
         
   
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
   
   
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
   
       
   
INFORMAÇÕES ÚTEIS 
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.