Boletim Eletrônico da ASPAS - 19 de outubro de 2015

 
 
 
19 de Outubro de 2015
 
   

Dezenas de fundos de pensão fecharam 2014 com déficit

Para a ASPAS, resultado reforça importância da atuação dos participantes 
Piora da economia, erros de análise de investimento, má gestão e denúncias de fraudes e corrupção estão na raiz dos déficits nos fundos de pensão no ano passado. Para 2015, a situação indica desempenho ainda pior, o que mostra, para a ASPAS, a necessidade urgente de os participantes se enfronharem cada vez mais na gestão dos fundos, salvaguardando seu patrimônio. 

"Associações como a nossa desempenham importante papel na defesa dos interesses dos participantes. É preciso acompanhar, fiscalizar, cobrar, sugerir e denunciar, se preciso for, para proteger nosso patrimônio e podermos, assim, garantir uma aposentadoria digna. O fundo de pensão em si é ótimo, temos é que garantir que seja bem administrado", declarou o diretor-presidente da ASPAS, Paulo Coimbra.


Clique para ler a íntegra da matéria publicada no Correio Braziliense

19/10/15

   
         
   

Aposentadoria complementar ou resgate no saldo de contas?


Em entrevista à revista SERPROS, Rogério Porto, conselheiro deliberativo da ASPAS, conta porque fez a opção pelo benefício da aposentadoria ao invés de resgatar o saldo de sua conta. Rogério preparou uma planilha e usou o simulador em sua análise financeira, além de considerar outros fatores intervenientes.



Confira a entrevista nas páginas 9 e 10 

19/10/2015

   
         
   

ASPAS presente no Congresso Iiberoamericano de Alzheimer
Oficina da memória fez parte do programa

A ASPAS participou do Congresso Iberoamericano de Alzheimer, no período de 14 a 17 último, representada pela Diretora Ana Maria, pela Conselheira Maria da Graça Amora e pela Associada Maria da Conceição de Almeida. O Congresso foi realizado no Colégio Brasileiro dos Cirurgiões, em Botafogo, no Rio de Janeiro, com organização da APAZ - Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com ALZHEIMER, Doenças Similares e Idosos Dependentes.


Oficina da Memória
Oferecida como uma atividade pré-congresso, foi realizada palestra ministrada pela médica Dra. Tânia Guerreiro, criadora da Oficina da Memória, num dos auditórios do Forte de Copacabana. A Oficina é pioneira no Brasil no trabalho de otimização cognitiva e oferece desafios, estratégias e recursos para a melhoria do desempenho da memória e da qualidade de vida, com o objetivo maior de prevenir as demências. Sintetizando, propõe o aumento do nível da atenção, compreensão e desenvolvimento de uma memória eficaz, além de otimizar mecanismos da aprendizagem.



"A palestra foi excelente e a Dra. Tânia inclusive alertou que os trabalhos realizados também deveriam ser compartilhados por pessoas mais jovens, já que vem aumentando muito o número de pessoas afetadas pelo problema", declarou a diretora Ana Maria, presente ao evento, assim como a Conselheira Alda Munes.



Clique aqui para mais detalhes sobre a Apaz e o Alzheimer

Clique aqui para ver mais fotos

Clique aqui para acessar o site da Oficina da memória

19/10/2015

   
         
   

Abrapp propõe mudança da 'regra de três anos' para equacionar déficit ou distribuir superávit em planos de previdência fechada

O presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), José Ribeiro Pena Neto, propôs substituir a atual regra a que são submetidos os fundos de pensão quanto ao tempo para se resolver déficits/distribuir superávits (atualmente de três anos) por um sistema proporcional. A sugestão, apresentada em seu depoimento à CPI dos fundos de pensão, no dia 13 de outubro, instituiria um sistema flexível, em função da duração do plano.


Clique para ver o vídeo
(O depoimento integral é longo e foi dividido em diversos vídeos. O vídeo cujo link segue abaixo é o que faz referência à regra dos três anos. Para ver outras partes do depoimento, role a tela, marque um vídeon clique em Reproduzir e repita o procedimento para assistir a outros vídeos)

19/10/2015

   
         
   

STJ decide:  horas extras podem aumentar valor de aposentadoria complementar

Em julgamento de recurso impetrado por aposentado do fundo Previ (BB), a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento ao participante, que pleiteava a inclusão das horas extras trabalhadas no valor de sua aposentadoria complementar. 

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) havia considerado que, como as horas extras não fazem parte do salário básico, não integram o cálculo de complementação de aposentadoria. Porém, no caso específico, o STJ viu que se trata de uma exceção, já que as horas extras integraram a base de cálculo das contribuições do empregado à entidade de previdência privada, como prevê o respectivo plano de custeio.



 "Admitir que o empregado contribua sobre horas extras que não serão integradas em sua complementação de aposentadoria geraria inaceitável desequilíbrio atuarial a favor do fundo de pensão", analisou o relator, ministro Villas Bôas Cueva.



Clique para ler a íntegra da matéria

19/10/2015

   
         
   

Câncer de mama: outubro rosa lembra a importância da prevenção

Já faz parte do calendário do país. Todo mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama, segunda causa de morte entre as mulheres. No Rio de Janeiro, no Consórcio BRT, terminal Alvorada, os passantes podem ver duas exposições a respeito, uma promovida pelo INCA e outra do projeto Pérolas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia. 
A forma mais eficaz de combate à doença é a realização da mamografia anual após os 40 anos, que possibilita o diagnóstico em sua fase inicial, onde as chances de cura são grandes.

19/10/2015

   
         
   

Parabenize os aniversariantes da semana

19 NELSON JOSE MARQUES RJ 
20 EUNICE OLIVEIRA SANTANA RJ 
21 JORGE LUIZ RODRIGUES GONÇALVES PR 
21 NEI TEIXEIRA ALVES RJ 
21 JOÃO CARLOS DA SILVA RJ 
22 JOSE NEURANDI DE VASCONCELOS CE 
22 OSCAR LUIZ DOS SANTOS PEREIRA RJ 
22 SONIA CELLI RJ 
23 LOURDES LIMA DAOU VIDAL RJ 
23 ALZIRA LAURA DA SILVA PE 
25 SERGIO DO AMARAL OHLWEILER RJ 
25 JOSE HERMINIO RODRIGUES DOS SANTOS DF

19/10/2015

   
         
   
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
   
   
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
   
       
   
INFORMAÇÕES ÚTEIS 
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência


Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe


de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.


Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html


Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.