Boletim Eletrônico Aspas - 20 de Julho de 2015

20 de Julho de 2015
 

Por videoconferência, interventor fala a todos os participantes do SERPROS
Em tom descontraído, Walter Parente se dirigiu à plateia presente ao auditório do prédio do Horto, no dia 15 de julho pela manhã, agradeceu a presença de diversos membros do SERPRO e, cumprimentando o diretor-presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, saudou a todos os participantes do SERPROS em videoconferência transmitida em tempo real para a Sede, Regionais e Escritórios do SERPRO.

Em sua fala, destacou sua experiência na intervenção em fundos de pensão - o do SERPROS é sua 14º atuação - e esclareceu que seu objetivo é que todos o conheçam e não tenham qualquer receio a respeito do futuro do fundo, frisando que é papel da Previc cuidar da boa gestão, garantindo assim a complementação aos participantes. Explicou ainda como é o processo de intervenção, o seu papel e o da Comissão de Inquérito (responsável por checar as irregularidades encontradas pela Previc, que levaram à intervenção, bem como apontar os responsáveis).

Clique para ver o vídeo

Providências afetam superávit e déficit dos planos PS I e PS II
Walter Parente informou que determinou provisionar, na contabilidade dos patrimônios dos planos, perdas de R$ 160 milhões que a antiga diretoria deveria ter provisionado, o que vai fazer o superávit do PS II diminuir e o déficit do PS I aumentar. Falou também que manda aplicar todos os recursos novos que surgem em Títulos do Tesouro Nacional, pois são mais seguros e com boa rentabilidade.

Diretor-presidente da ASPAS também fala
Convidado pelo Interventor a se manifestar, Paulo Coimbra contou que a direção da ASPAS já esperava que algo acontecesse quanto ao Serpros, pois a preocupação vinha de longa data, tendo a Associação inclusive promovido diversos movimentos, entre os quais um abaixo-assinado encaminhado à Previc. Falou ainda que estava inclusive chateado com a Previc, que não agia
, mas que agora isso mudou. Coimbra ressaltou que, logo que o Sr. Walter Parente foi nomeado, o procurou para entregar uma solicitação de audiência, tendo sido imediatamente recebido. "Até o nível que se podia saber naquele momento, ele (o interventor) nos passou, para mim e o diretor Julio Cesar, que estava comigo". Depois, em outra oportunidade toda a diretoria da ASPAS esteve reunida com o interventor novamente, revelou. O diretor-presidente da ASPAS finalizou reiterando que a ASPAS confia no trabalho do interventor e que quer ser parceira, ajudar, coisa que outras direções do Serpros não souberam entender.

* A ASPAS informa que está contactando o Sr. Naévio do Serpros para solicitar que o Serpro
disponibilize uma gravação da videoconferência que possibilite que todos os participantes possam acessar o link correspondente. Estamos recebendo muitas reclamações e,conforme verificado, somente com o navegador firefox está sendo possiível a visualização, e mesmo assim com som de baixíssimo nível.

20/07/2015

 

Câmara critica gestão de fundos de pensão
Em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados no dia 8 julho, parlamentares criticaram a gestão do Postalis (Correios), Petros (Petrobras) e Funcef (CEF). Uma das deputadas disse inclusive que o problema dos déficits nos fundos de pensão é político.

Clique para ler a íntegra da matéria

20/07/2015

 

Aposentados podem ter prioridade no "Minha Casa, Minha Vida"
A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou, no dia 1º de julho, proposta que dá prioridade a aposentados e idosos para acesso ao financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida.
O projeto tramita em caráter conclusivo, mas ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

20/07/2015

 

No STJ, audiência pública vai debater plano de previdência complementar
Está marcada para 31 de agosto, a partir das 9h, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, audiência pública para discutir o regulamento aplicável ao participante de plano de previdência privada para fins de cálculo da renda mensal inicial do benefício complementar.

Clique para ler a íntegra da matéria

20/07/2015

 
 

Parabenize os aniversariantes da semana

20 ALCIR MAGALHAES FILHO DF
20 JOAO TORRACCA DF
20 RUBENS SANCHES SP
20 FELISBERTO NASCIMENTO DE SOUZA PA
20 MARIA DO CARMO RIBEIRO BORGES RJ
21 NICELIO FERNANDO SANTIAGO DE ARAUJO PE
21 JULIO CESAR DA COSTA MAGALHAES MS
22 CARLOS ALBERTO MARCAL RJ
22 JOSÉ BENEDUZI RS
23 TALITA PERESTRELO NUNES DOS SANTOS RJ
25 AMAURI MEDEIROS VIEIRA RJ
25 MARILDA PORTO SOARES RJ
25 BERNADETE SILVEIRA DA SILVA BA
26 EDNA MARIA DA CRUZ BA
26 ZITA DUARTE MG


20/07/2015

 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.