Boletim Eletrônico Aspas de 18 de Maio de 2015

18 de Maio de 2015
 

DIRETORES DA ASPAS SE REÚNEM COM O INTERVENTOR NO SERPROS
O Presidente da ASPAS, Paulo Barbosa Coimbra, e o Diretor de Comunicação, Julio Cesar Maia Pinto Guedes, foram portadores, em 13/05, de carta ao SERPROS, em que a ASPAS solicitava uma audiência com o Interventor designado pela PREVIC, Walter de Carvalho Parente. Prontamente atendidos, tiveram a oportunidade de manter produtiva conversa, em que foram expostas as nossas principais dúvidas e preocupações.

Em linhas gerais, foram abordados os seguintes temas:

- apresentação da ASPAS, seus representados, objetivos, histórico e atuação ao longo dos quase 17 anos de existência;
- solicitação de esclarecimentos quanto ao funcionamento do SERPROS durante o processo de intervenção;
- a preocupação quanto à saúde atuarial e financeira do Fundo, e seus possíveis impactos para os participantes ativos e assistidos, principalmente, em função de investimentos mal sucedidos direcionados a papéis como BVA, Porcão e, provavelmente, outros;
- a preocupação com a perda de direitos a benefícios, em decorrência do Saldamento do PS-I, no que diz respeito à pensão por morte, com prejuízo para o beneficiário;
- as dificuldades impostas à atuação da ASPAS, que, nem sempre foi bem-vista por algumas administrações, em função de críticas recebidas, ignorando que, tanto as críticas, quanto as manifestações de apoio, estão sempre atreladas à busca do objetivo maior, que também é do SERPROS, de garantia de manutenção dos direitos dos participantes.
Em resposta, recebemos do Dr. Walter Parente, os seguintes esclarecimentos:
1 -que o Fundo está saudável, e que não haverá nenhuma mudança em relação às obrigações com os participantes;
2 - que serão efetuadas avaliações, principalmente quantos aos investimentos, visando verificar se tudo está sendo realizado dentro das normas legais e com riscos compatíveis com o Plano e com o mercado;
3 - que o Fundo será devolvido à nova administração (Conselhos e Diretoria), com todos os investimentos analisados e julgados dentro das normas e procedimentos recomendáveis;
4 - que vê com bons olhos a preocupação da ASPAS em relação aos acontecimentos, e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos, a qualquer momento, e também para acompanhamento do processo;
5 - colocou-se à disposição para realizar uma reunião com a ASPAS e com alguns associados, em data a ser marcada.

Julgamos, de forma muito positiva este primeiro contato, e esperamos realizar a reunião oferecida no item 5, o mais breve possível. Na ocasião, pretendemos explorar, com maiores detalhes, diversas outras questões e preocupações dos associados.

A ASPAS expressa os seus agradecimentos ao Dr. Walter Parente, pelo atendimento e pela abertura de um canal de comunicação, que, temos certeza, será muito produtivo.

Clique aqui para ver a carta

18/05/2015

 

Previc responsabiliza diretores do Postalis pelo rombo no fundo de pensão e encaminha relatório ao MP e à PF
Diretores e conselheiros do Postalis foram responsabilizados, em relatório da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), por parte do rombo de cerca de R$ 5,6 bilhões no fundo de pensão dos Correios. Após seis meses de investigação, a Previc concluiu que não houve zelo nem ética por parte dos administradores e que as irregularidades cometidas vão além da fronteira administrativa, configurando crime. Por esta razão, o relatório foi enviado ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal.

Clique para ler a íntegra da matéria publicada na revista Veja

18/05/2015

 

ANAPAR participa de Audiência sobre Fundos de Pensão no Senado
Temas relativos aos fundos de pensão, dentre eles Petros, Funcef, Previ e Postalis, foram debatidos pelo Senado Federal no dia 7 de maio, em Audiência Pública da qual a Anapar participou. O presidente da Comissão, Senador Paulo Paim, destacou que o déficit de alguns planos não se resume à questão atuarial, mas também tem como origem problema de gestão dos investimentos e disse ser intolerável que esses erros sejam debitados na conta dos trabalhadores. A Anapar, por sua vez, afirmou que, no caso do Postalis, parte do déficit se deve a dívida da patrocinadora referente ao serviço passado, conta esta que indevidamente
a patrocinadora quer dividir com os participantes.

Clique para ler a íntegra do boletim 528 da Anapar

18/05/2015

 

Projeto que cria mecanismo de recomposição das perdas salariais dos aposentados está pronto para votação na Câmara
O projeto 4434/2008 cria um mecanismo técnico para a recomposição das perdas salariais dos aposentados, ano após ano, tendo como base a quantidade de salários mínimos na época da concessão das aposentadorias.

De origem do Senado Federal, o projeto é amplamente defendido pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), que destaca estudo segundo o qual, nos últimos 20 anos, as perdas com reajustes salariais para os assistidos ultrapassam 84%. Agora é aguardar sua votação pela Câmara dos Deputados.

A ASPAS tem, entretanto, dúvidas sobre a correção das premissas que fundamentaram a concepção do projeto, e é cética em relação à possibilidade de sua aprovação, entre outras razões, pelos impactos políticos, econômicos e financeiros, inclusive com repercussões consideráveis nos tesouros estaduais e municipais.Apoiamos, porém, as iniciativas no sentido de buscar um novo indexador, específico e mais adequado ao perfil da massa de aposentados, claramente injustiçada com a atual política de reajustes atual. A Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, tem o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade, IPC - 3i, que é um índice nacional específico para pessoas acima de 60 anos abrangendo: alimentação, habitação, vestuário, saúde e cuidados pessoais, educação, leitura e recreação, transportes e despesas diversas. Para se ter uma ideia, no período de março de 2014 a março de 2015 o INPC registrou 8,4160% de inflação, enquanto o IPC-3i registrou 8,56%.

Clique para ler a íntegra da notícia

18/05/2015

 

"Envelhecemos porque os hormônios diminuem. Os hormônios não diminuem porque envelhecemos"
Esta foi uma das primeiras frases ditas pelo Dr. Alberto Serfaty, médico especialista em nutrição e modulação hormonal, quando perguntado sobre o conceito de envelhecimento. Em entrevista exclusiva concedida à ASPAS, Dr. Alberto, também conhecido entre famosos como o guru do emagrecimento, nos brindou com explicações claras e objetivas a respeito do que precisamos para manter a qualidade de vida à medida que envelhecemos.

Acompanhe a entrevista

18/05/2015

 

Parabenize os aniversariantes

18 ELIZEU DE PAULA FERREIRA RJ
18 NILZA VASCONCELLOS DA SILVA FERREIRA MG
19 MARILIA JANUARIA BELO VICENTE MG
19 DEUSALINDA KUNISAWA RJ
19 HORACIO ANTONIO MOTTA SP
19 SILVIO RASZL SP
20 PAULO ROBERTO PEREIRA LAGRECA RJ
21 ANGELA MELO E SILVA PA
21 MARIA LUCIA VIANNA RJ
21 JOÃO CARLOS BARBOSA RJ
21 ANNA THEREZA PATRAO HAZIME RJ
22 JOAO DE DEUS MARTINS RJ
22 ARTHUR SOARES XAVIER FERREIRA RJ
22 ROGERIO CARDOSO DA SILVA RJ
23 ROZENA SPINDOLA DA SILVA RJ
23 JOSÉ EDUARDO MACEDO DE OLIVEIRA RJ
23 MIRNA MARIA DE SOUZA RJ
23 PEDRO ADRIANO GIRAO RJ
23 ANTONIO CARLOS MAIA RJ
24 MARIA AUXILIADORA TORRES ANDRADE BA
24 ELIANA ROSA FERREIRA MG


18/05/2015

 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.