Alimentação adequada repercute na saúde de todo o corpo

Você está cansado de saber que uma alimentação saudável é importante, mas no seu dia a dia já parou para pensar como uma nutrição balanceada pode influir na sua disposição, qualidade de sono e peso, por exemplo? Dr. João Curvo, especialista em nutrição, falou com exclusividade para a ASPAS sobre o tema.

Muito se lê sobre a importância de uma alimentação leve, com pouca gordura, rica em frutas, legumes, verduras e proteínas magras. Essa indicação serve para todos?
Dr. João Curvo:
A princípio sim, somente no caso do paciente diabético é que temos que ter atenção sobre a quantidade de frutas que poderão ser ingeridas ao dia.


À medida que a idade avança, que dieta é mais recomendada para uma vida saudável?
Dr. João Curvo:
O mais recomendado é aproximar-se do modelo de Dieta Mediterrânea, que é aquela à base de peixes, carnes magras, hortaliças, frutas, azeite, ervas e e especiarias (cheiro verde, manjericão, açafrão, nóz moscada,...)


Queixas comuns na terceira idade são o cansaço e a falta de disposição para realizar tarefas. Como a nutrição pode ajudar a recuperar esse "ânimo" ?
Dr. João Curvo:
A matéria abriga a energia. A madeira abriga o fogo. Para ter um fogo consistente a madeira tem que estar "boa", não pode estar seca (senão o fogo vai alto e não se mantém) e nem pode estar úmida (senão gera muita fumaça e pouco fogo). A analogia é para dizer que para termos disposição (energia) precisamos de um corpo saudável. A alimentação é a base para que nossa matéria (corpo) esteja bem, ...bem nutrida com todos os elementos que necessitamos para nossa defesa imunológica, para que fabriquemos nossos hormônios, para termos ossos fortes, musculatura que sustente o corpo, etc. Cuidar da alimentação é a base para a saúde, afinal, somos feitos de células que são feitas de nutrientes. A qualidade dos nutrientes ingeridos é determinante da qualidade das células.


A obesidade vem crescendo no mundo e no Brasil. Após os 60 anos, como agir para perder peso mantendo a saúde e não voltando a engordar novamente?
Dr. João Curvo:
É de suma importancia a prática de atividade física para manter um gasto calórico (senão, com o tempo, com a diminuição do gasto energético inerente à idade, se mantivermos as calorias que comíamos quando éramos adultos jovens, veremos aumentar o volume e a gordura abdominal. Comer menos, sobretuto à noite, facilita para não engordar.
A musculação auxilia bastante na qualidade de vida, evita as quedas e fraturas que vemos ocorrer frequentemente após os 70 anos. Musculação evita osteoporose e o consumo da massa muscular que se acentua após os 60 anos.  


Uma boa alimentação também pode reduzir queixas de insônia ou mal dormir?
Dr. João Curvo:
Sim, alimentação adequada pode melhorar a qualidade do sono.
O jantar deve ser leve: 1 prato de sopa + 2 torradas + queijo magro - é uma opção.
Outra opção: fazer um lanche à noite, ao invés de comer "comida". Este lanche pode ser à base de uma fruta, 2 fatias de pão integral com um queijo magro. Os alimetos crus, a noite, são mais dificeis de serem digeridos e geram mais gases. Devemos evitar verduras e legumes crus no jantar.