Boletim Eletrônico Aspas de 10 de Maio de 2014

10 de Maio de 2014

Petros e Postalis apresentam prejuízos em função de investimentos em instituições de alto risco
A história de má aplicação financeira dos recursos dos participantes se repete. É o que estamos vendo pelas recentes notícias divulgadas na grande imprensa a respeito da Petros, da Petrobras, e do Postalis, dos Correios. Em ambos os casos, a forte presença de interesses político-partidários marcam uma influência danosa quanto às aplicações dos fundos de pensão.

ASPAS já tinha alertado à Previc sobre possível articulação entre fundos
Caso, aliás, semelhante e assinalado pela ASPAS quando da entrega de sua exposição de motivos à Previc, conjuntamente com a Anapar, em julho de 2013, solicitando urgência na fiscalização do Serpros quanto às aplicações no BVA. Diz o item 21:

"Finalmente, um fato altamente preocupante é a expressiva participação de fundos de pensão patrocinados por estatais, além do SERPROS, nas aplicações relacionadas ao BVA, conforme largamente divulgado pela mídia em geral e especializada, o que indica uma possível articulação entre os fundos para a realização de aplicações nem sempre de acordo com os interesses dos participantes dos mesmos. Um forte indício desta articulação pode ser observado nos comunicados de esclarecimentos que o SERPROS e a Refer divulgaram aos participantes logo após a decretação da liquidação do BVA pelo Banco Central, nos quais existem dois parágrafos praticamente iguais, claramente redigidos a quatro mãos ...".

Correio poderá ter segundo aporte. Porque o Serpro não?
Cabe ressaltar também que o ministro das Comunicações, em recente entrevista aos jornais, assume que os Correios poderão fazer novo aporte à Postalis, no caso de ficar demonstrada a responsabilidade da Diretoria no novo déficit do plano BD, da ordem de 1 bilhão de reais. Inclusive, lembra o Conselheiro da ASPAS, Luiz Antonio Gato, "Os Correios já fizeram aporte relativo ao Serviço Passado, quando do saldamento do plano, há cerca de 5 anos, o que foi negado para o SERPRO em relação ao serviço passado do PS I. O porque estamos até hoje querendo descobrir."

A ASPAS considera extremamente preocupante essa demonstração de como o aparelhamento político-partidário dos Fundos de Pensão é negativo e danoso para os participantes e para toda a sociedade em geral e está lutando para que essa conta, pelo menos no caso do Serpros, seja paga por quem de direito.

Clique para ler a correspondência entregue pela ASPAS e Anapar à Previc em julho de 2013, solicitando fiscalização especial nos investimentos do SERPROS no BVA

Clique para ler notícia sobre a Petros publicada no portal O Globo

Clique para ler notícia sobre a Postalis publicada no portal O Globo em 4 de maio

Clique para ler notícia sobre o Postalis no jornal Valor on line
10/05/2014

 

Conheça os principais tópicos da reunião da ASPAS de 7 de maio
Primeira reunião realizada no auditório do Serpros após a mudança de endereço da ASPAS, o encontro de 7 de maio entre a diretoria executiva da ASPAS e seus associados tratou de vários temas.

Paulo Coimbra abriu os trabalhos solicitando aos presentes que participassem de uma campanha motivacional de forma a sensibilizar os associados da importância do comparecimento às reuniões mensais, não só para se informarem dos assuntos em pauta como também para darem sugestões. Após, fez uma explanação sobre os Processos de Bitributação, as notícias de trabalho que estão em execução e o Plano Odontológico.

O assessor previdenciário da ASPAS, Dr. Antonio Vieira, também esteve presente, esclarecendo e tirando dúvidas dos participantes com relação a cinco tópicos: Lei da TR; Desaposentação; Poupança Collor; IR; Revisão de cálculo do INSS.

Não perca a próxima reunião dia 4 de junho. A ASPAS conta com a sua presença.
10/05/2014

 

Arte contemporânea: associada da ASPAS lança catálogo no Sesc Quitandinha dia 25 de maio
Artista plástica aposentada desde 1995, Sonia Xavier, que trabalhou no Centro de Treinamento do Serpro no Rio e em Brasília, dedica-se agora com afinco à arte contemporânea, paixão que já nutria desde os tempos na ativa. Após ter participado de muitas exposições, desta feita Sonia expõe no bucólico Sesc Quitandinha, em Petrópolis (Av. Joaquim Rolla, n º 2 , tel 24-2245-2020) com sua "instalação labirinto", como ela gosta de chamar.

"O Sesc dá muito apoio e a exposição ficou ótima, do jeitinho que eu gosto. Já está em cartaz desde o dia 24 de abril, mas agora em 25 de maio será o lançamento do catálogo, um momento muito especial para o artista. Gostaria de convidar todos os meus amigos do Serpros, e em especial o Haroldo Ramos, que me descobriu pelo facebook."
Clique aqui para saber mais sobre o trabalho de Sonia
10/05/2014

 

Direitos dos idosos poderão ser incluídos na ONU
Há a possibilidade de os direitos dos idosos serem finalmente incluídos na Organização das Nações Unidas, conforme relatou em entrevista ao jornal O Globo Laura Machado, representante da Associação Internacional de Geriatria e Gerontologia da ONU. De acordo com Laura, desde 2000 a questão vem sendo debatida, mas de forma pouco contundente. Porém, à medida que a população idosa vem se tornando mais e mais expressiva, e com a atuação mais concentrada de instituições que defendem a terceira idade, as chances de inclusão aumentam.

Clique para ler a entrevista
10/05/2014

 

Parabéns às mães
A ASPAS parabeniza todas as mães pelo 11 de maio, em especial nossas associadas, aposentadas, pensionistas e componentes da diretoria que tanto nos ajudam com sua visão feminina, mais humana e sensível. Quem dá a vida sabe também ensinar-nos a administrá-la. Nosso muito obrigado.

10/05/2014

 

Parabenize os aniversariantes da semana
12 MARCO AURELIO TAVARES AREAS - DF
12 MARGARIDA MARIA BRUCIAFERRO ALVES - SP
12 MARIA DULCE MARTINHO ALVES DE SOUZA - RJ
12 MARLENE ELOY DA SILVA - RJ
13 IWANOY DE SOUZA CAVALCANTI - RJ
13 JACY ANTONIETA FERRARO - SP
13 JOSE PEREIRA DA FONSECA - RJ
13 REGINALDO ALVES FEITOSA - RJ
14 JOAO BATISTA TEIXEIRA PETITO - RJ
14 JOSE NEWTON DE ARAUJO - DF
15 LUIZ CARLOS DA SILVA - PR
15 OLIVIA MARIA RAMOS DE OLIVEIRA - RJ
16 MARIA DA CONCEICAO SOARES SANTOS - RJ
17 ROSIRIS VILHEGAS TOMMASI - SP
17 THOMAZ ISMAEL PORPHIRIO - RJ
18 ELIZEU DE PAULA FERREIRA - RJ
18 NILZA VASCONCELLOS DA SILVA FERREIRA - MG
19 DEUSALINDA KUNISAWA - RJ
19 HORACIO ANTONIO MOTTA - SP
19 MARILIA JANUARIA BELO VICENTE - MG
19 SILVIO RASZL - SP

10/05/2014


 

As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.