Boletim Eletrônico ASPAS de 17 de Dezembro de 2012

 
17 de dezembro de 2012

BVA: ASPAS se reúne com diretoria do Serpros, mas dúvidas e preocupações continuam
Em 29/11/2012, a ASPAS, representada pelos Diretores Marlene Majella (Presidente), José Reinaldo Lisboa Dias (Seguridade) e Paulo Coimbra (Social), e pelos Conselheiros Deliberativos Luiz Antonio (Gato) Martins (Presidente) e Rogério Porto, a convite do Serpros, esteve reunida com o seu Diretor-Presidente, Tadeu Macedo, e com o Diretor de Investimentos Eloir Cogliatti.

No encontro foram debatidas questões relativas aos investimentos do Serpros no Banco BVA, com base no Ofício ASPAS 019/2012, em que foram formuladas 11 perguntas sobre o assunto.

Em termos gerais, o SERPROS forneceu detalhes sobre cada um dos investimentos, na mesma linha da posterior Resenha Serpros de 07/12, em que apresentou uma visão tranquilizadora em relação à solidez dos papéis adquiridos, cujas perdas esperadas estariam restritas aos R$ 46,4 milhões do Fundo Patriarca. Insistiu que os papéis eram bem avaliados pelo mercado na ocasião das compras e que possuíam grau AA de investimento atribuídos por conceituadas empresas de avaliação de risco, não havendo, portanto, nenhum indicativo que desaconselhasse as operações. Informou que há, inclusive, expectativa de que o Bacen tome algumas medidas que venham a facilitar uma possível negociação sobre o controle acionário do Banco BVA.

O Serpros negou também a existência de aplicações de risco em bancos de pequeno porte, bem como a intenção de adotar política de participação na gestão de outras empresas. Fez questão de ressaltar que o processo decisório para realização de investimentos envolve, além da diretoria, um grupo de gerentes especializados e atende a rigorosos critérios técnicos. Garantiu também que decisões nesse sentido não estão sujeitas a pressões de qualquer natureza e comunicou que não há impactos para o PS-I, já que esses investimentos foram totalmente alocados ao PSII-CD e PSII-BD, na proporção de 50% para cada plano.

De qualquer modo, conforme reafirmado na ocasião, a ASPAS gostaria de receber uma resposta formal a cada uma das perguntas formuladas, para que possa melhor informar a seus associados. Esse pedido se torna ainda mais importante, em face de novas dúvidas e preocupações quanto à real solidez de alguns papéis, expressadas no Comunicado publicado em 11/12 pelos Conselheiros Deliberativos (eleitos) Thadeu Portella e Mauro Simião.

Clique para reler Ofício ASPAS 019/2012

Clique para reler Resenha SERPROS de 07/12

   Clique para ler Nota dos conselheiros Tadeu Portela e Mauro Simião
17/12/2012

Boas Festas a todos os Serprianos!
A diretoria da ASPAS deseja a todos os aposentados e pensionistas Boas Festas e um 2013 de união e participação para que nosso plano de previdência contemple cada vez mais nossos interesses.

A turma do Rio se reuniu no dia 12 de dezembro, para um almoço de confraternização no restaurante Pap 'Açorda, no Leblon, com direito a troca de presentes de amigo ocul.
  Clique para ver mais fotos
17/12/2012

ASPAS entrega nova carteira de associados
Está pronta para ser enviada por correio a nova carteira de associados da ASPAS, com validade em todo o território nacional, junto com a apresentação da carteira de identidade. Em modelo similar aos cartões de crédito/débito, a carteira facilitará a identificação dos aposentados e pensionistas nos locais que oferecem desconto através de parceria com a ASPAS.

 17/12/2012  

BA: Turma do Saveiro lançará livro
Entusiasmado, Agildo Brandão, nosso associado e membro da Associação Viva Saveiro, conta em primeira mão que estão escrevendo a história dos saveiros na Baía de Todos os Santos. Como parte do trabalho, o grupo visitou o Sombra da Lua, Patrimônio Histórico e Cultural Naval do Brasil! Em breve, mais novidades sobre o livro.

 17/12/2012  

Parabenize os aniversariantes da semana
10/10/2012

As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
Acesse www.aspas.org.br 

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.