Boletim Eletrônico ASPAS de 06 de Novembro de 2012

 
06 de novembro de 2012

Comissão Técnica da ASPAS se reúne dia 7 para analisar possibilidade de perdas decorrentes da intervenção no BVA
Analisar as informações que vem sendo divulgadas na imprensa, pelos participantes do Serpros e pelo próprio fundo sobre as aplicações no BVA, banco agora sob intervenção do Banco Central, e discutir possíveis ações da entidade em defesa do nosso patrimônio são os principais objetivos da reunião desta quarta-feira, na ASPAS. A Comissão Técnica solicitará à Diretoria Executiva do Serpros esclarecimentos completos sobre a situação das aplicações e as ações que estão sendo implementadas para que não tenhamos qualquer perda.
Clique para reler a íntegra da matéria divulgada pela ASPAS em 29/10
06/11/2012

ASPAS trabalha para aprimorar sua comunicação interna
O integrante da Comissão de "Aprimoramento da divulgação de atos e fatos da ASPAS", Rogério Porto, preparou a nota a seguir sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido para aperfeiçoar a divulgação da rotina da ASPAS a todos os seus dirigentes. Confira.

"A Comissão de "Aprimoramento da divulgação de atos e fatos da ASPAS", criada por decisão da 8ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (04 e 05/09/2012), já se encontra em pleno funcionamento, tendo realizado em 18/10 a sua 3ª reunião.

Nessa etapa inicial, tenta-se desenvolver um modelo estrutural da função Comunicação na ASPAS, bem como realizar um diagnóstico de seu funcionamento, com vistas à elaboração de proposições e de um plano de implementação.

Um problema já identificado, e que requer ação imediata, diz respeito à falta de divulgação, de forma sistemática, de informações sobre o dia a dia da ASPAS para os seus 34 dirigentes (titulares e suplentes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal). A ideia é a futura criação de um canal específico para interação com os dirigentes, a maioria dos quais encontra-se desinformada e, portanto, incapacitada de emprestar sua colaboração à administração da ASPAS. Como medida emergencial, a Comissão sugere que DE, CD e CF passem a divulgar, rotineiramente, suas decisões e ações a esse grupo. Em particular, a Comissão decidiu enviar suas atas a todos os 34 dirigentes, dos quais espera obter importantes feedbacks para subsidiar o seu trabalho."
06/11/2012

ASPAS participa de seminário sobre previdência complementar
O Seminário sobre previdência complementar, promovido pela Anapar, realizou-se em 30/10, no auditório do sindicato dos bancários no Rio de janeiro, com a presença de várias entidades e associados. Foram discutidos os seguintes temas: fomento e perspectivas da previdência complementar no Brasil, alterações nos planos de benefícios e a defesa dos direitos dos participantes, alterações nas leis complementares 108/109, projeto de lei complementar 161/2012. Dentre os participantes da ASPAS, estiveram presentes sua diretora-presidente, Marlene Majella, Sonia Celli, conselheira do conselho deliberativo, e o associado Thadeu Portela.
06/11/2012

Maior longevidade obriga a repensar previdência social
A população acima de 60 anos já representa cerca de 12% dos brasileiros. A estimativa é de que, até 2050, este percentual salte para 23%, o que coloca em xeque o modelo de previdência adotado.

Especialistas analisam a conjuntura nacional e mundial e as soluções que cada país vem encontrando.
Clique para ler matéria publicada no portal da CGV-SP
29/10/2012
 

5 de novembro: Dia da Cultura
Por ser a data de aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa, em 5 de novembro comemora-se o Dia da Cultura no Brasil. Esse ano, em que também é comemorado o centenário de nascimento do "Rei do Baião", a personalidade celebrada é Luiz Gonzaga. No dia 5 ocorre, em Brasília, a entrega das condecorações e no dia 6, o andar térreo do Palácio do Planalto abre-se ao público para a exposição O Imaginário do Rei - Visões Sobre o Universo de Luiz Gonzaga.

Clique para ler a matéria publicada no site do Ministério da Cultura
06/11/2012

Parabenize os aniversariantes da semana
06/11/2012

As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
Acesse www.aspas.org.br 

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Todos os Associados da ASPAS participam de descontos especiais nos
seguros de Automóvel, Residência, Condomínio e muitos outros.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com as melhores Seguradoras, inclusive Brasilveículos