Ida da ASPAS a Brasília

Ida da ASPAS a Brasília

 

No último dia 2 de agosto, uma delegação da ASPAS, integrada pelo Diretor-Presidente Luiz Antonio (Gato) Martins, pelos Diretores Carlos Alberto Lomar Parrini e Júlio César Maia Pinto Guedes e pelo Conselheiro Deliberativo José Carlos Moreira De Luca, reuniu-se em Brasília com o Diretor do SERPRO Armando de Almirante Frid, responsável pela gestão de pessoas e pela supervisão do SERPROS. O Diretor Presidente do SERPRO, Wagner Quirici, não pode participar do encontro em virtude de compromissos surgidos em clientes.

 

O encontro teve o objetivo de apresentar à Diretoria do SERPRO os componentes da nova Diretoria e Conselhos da ASPAS, bem como o Plano de Ação da Diretoria Executiva, destacando como principais preocupações: o equacionamento do déficit do PS1; as ações políticas e administrativas, em paralelo às judiciais, para recuperação dos recursos aplicados nas Letras de Santa Catarina, que teria um forte impacto no equacionamento do déficit; a concretização da venda dos terrenos da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro; e a abertura de nova oportunidade para inscrição de aposentados e pensionistas no Plano de Saúde do SERPRO, administrado em convênio com a CASSI, bem como a elaboração de uma opção no atual plano, com preços mais baixos, de forma a permitir que todos os aposentados e pensionistas possam permanecer no plano.

 

Armando Frid informou as ações que estão sendo tomadas pelo SERPROS, com apoio do SERPRO, para o enfrentamento das questões apresentadas. Em relação ao Plano de Saúde, disse ser inviável a opção de outra alternativa de plano para os aposentados e pensionistas, por ser uma população pequena e de mais idade, o que tornaria o plano mais caro que o atual, além de ser um risco para o atual plano, pois como a população é a mesma, poderia haver uma migração de pessoas do atual plano para este, em princípio mais barato, levando à inviabilização de ambos.

 

Armando Frid concordou com a importância da participação de um representante da ASPAS na Comissão Paritária Serpro/Fenadados de gestão do Plano de Saúde, de forma a poder apresentar os anseios e necessidades dos aposentados e pensionistas, comprometendo-se a apoiar a solicitação da ASPAS junto a FENADADOS.

 

Ficaram de ser discutidos em um novo encontro a possibilidade de participação da ASPAS no Programa de Preparação para Aposentadoria do SERPRO, bem como a disponibilização, em todas as regionais,  de uma sala, com infra-estrutura, para os aposentados e pensionistas.

 

Além destas questões, o Conselheiro De Luca apresentou nossa preocupação quanto à troca dos conselheiros que atualmente representam o SERPROS nos Conselhos de Administração e Fiscal da Kepler Weber, por não ser este o momento oportuno para a mesma, com o que concordou o Diretor do SERPRO. Falando em seu nome e do associado da ASPAS Hélio Gherke, ambos candidatos postulantes a um dos conselhos, informou que se propõem a abrir mão das suas candidaturas em prol da manutenção dos atuais conselheiros.

 

A seguir, a delegação da ASPAS reuniu-se, no auditório da Regional Brasília, com um grupo de  aposentados e uma participante ativa filha de uma pensionista do SERPROS, quando  também foram apresentados a nova Diretoria e os Conselhos da ASPAS, e o seu Plano de Ações, tendo o Diretor-Presidente, Luiz Antonio Gato relatado a reunião com o Diretor Armando Frid..

 

Foram apresentadas as diversas Comissões criadas pela nova Diretoria para o encaminhamento das diversas ações, com uma maior participação dos associados, independente do estado em que residem. Como forma de facilitar esta participação, foram informadas as providências para a criação de um FORUM em nosso site, por tema de cada Comissão. O Diretor-Presidente fez o convite para que todos se inscrevam nas comissões que mais lhes convenham.