Boletim Eletrônico ASPAS de 20 de abril de 2010

20 de abril de 2010
Assembleia aprovou Balanço e Relatorio de Contas e Atos da Diretoria Executiva de 2009
A Assembleia realizada no Rio, dia 14 de abril, com os associados da ASPAS, aprovou o Balanço e o Relatório de Contas e Atos da Diretoria Executiva de 2009. Em função da impossibilidade de cessão do auditório do SindPD-RJ, excepcionalmente a assembleia foi realizada no auditório do Sindicato dos Bancários, que fica no mesmo prédio, como explica Luiz Antonio (Gato). "Nosso agradecimento aos Bancários, que, rapidamente, nos cederam o auditório, nos ajudando a resolver o problema causado pela impossibilidade de realização da reunião no dia 7, por causa das fortes chuvas que caíram sobre o Rio e Niterói", afirmou o Presidente da ASPAS.


19/04/2010

Retificação

sobre a ação do IR: período vai de 1989 a 1995
  No Informe nº 30 da ASPAS, na página 7, item 2.1.6 do Relatório de Contas e Atos do Exercício 2009, erroneamente foi publicado que o período para se reaver o imposto de renda cobrado a maior era de 1979 a 1985. Na verdade o período vai de 1989 a 1995. A redação correto do parágrafo é: Em junho, foi assinado um novo convênio jurídico entre a ASPAS e o escritório Antonio Vieira Advogados Associados, como mais uma opção para quem deseja entrar com ação para reaver o Imposto de Renda cobrado a maior entre 1989 e 1995.
19/04/2010
 

'Fale Conosco' corrigido envia resposta automática
  Após a correção do campo 'Fale Conosco' no site da ASPAS, os internautas que enviarem suas mensagens receberão em seguida resposta automática acusando que a mensagem chegou. Simultaneamente o e-mail será enviado para a Associação, que providenciará a resposta definitiva no mais curto prazo possível. A Diretoria da ASPAS pede para quem enviou mensagem anterior ao dia 10 de abril e não recebeu mensagem automática de volta, que faça o reenvio agora que a opção está funcionando corretamente.
19/04/2010
  

Novo código médico traz inúmeras mudanças na relação médico-paciente

Testamento vital e ortotanásia agora estão regulamentados
Em vigor desde o dia 13 de abril, o novo Código de Ética Médica (CEM) é composto de 118 normas que estabelecem como médicos devem atuar em clínicas, hospitais, consultórios e outros serviços de saúde, visando melhorar a relação médico-paciente.

Dentre as principais mudanças, a possibilidade de qualquer pessoa registrar em cartório documento apontando quem pode decidir sobre questões

vitais caso esteja inconsciente, podendo inclusive registrar os procedimentos que autoriza (testamento vital). Outra novidade é a regulamentação da ortotanásia, termo médico usado para definir a morte natural do paciente, sem interferência de cuidados terapêuticos,

quando não há mais possibilidade de cura.

Obrigatoriedade

de receitas legíveis, respeito à possibilidade terapêutica escolhida pelo paciente e consentimento a qualquer procedimento a ser realizado também foram contemplados. As penas para o não cumprimento vão da advertência à abertura de processo para cassação do registro profissional.
19/04/2010
[Clique aqui para ler a íntegra das novas normas...]

Melhorias

no boletim e site da ASPAS
  A partir desta semana o boletim da ASPAS circula com uma melhoria que possibilita aumentar as fotos do boletim para melhorar visualização. O benefício se estende também ao site, facilitando a identificação de pessoas e cenas.

No site, foi corrigido o campo Fale Conosco, que não estava funcionando. Agora, o internauta que utilizar esta opção receberá de imediato uma resposta automática de mensagem recebida e tão logo a ASPAS tenha a resposta concreta, esta será enviada ao remetente.
12/04/2010
 

Dia mundial de combate ao câncer lembra importância de se adotar medidas simples, que ajudam a prevenir a doença
  O dia 8 de abril é mundialmente dedicado a ações preventivas e divulgação de informações sobre o câncer. De acordo com estudos recentes, hoje se sabe que o fator hereditário responde por cerca de 10% a 20% das causas de câncer, ficando os 80 a 90% restantes por conta de fatores ambientais, maus hábitos alimentares e de vida. Isto significa que a maioria dos tipos de câncer pode ter seu risco de ocorrência drasticamente diminuído adotando-se medidas simples.
12/04/2010
[Leia mais...]
 

Acesse www.aspas.org.br 

Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.

Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br