Atividade física promove benefícios para o corpo e para a mente

Nunca é demais repetir. A atividade física bem orientada é benéfica para o corpo, afeta positivamente o sistema psicológico e chega a produzir melhoras em várias doenças, desde dores de cabeça até benefício físico em portadores de diversos tipos de câncer.

A literatura científica já atestou: manter o corpo em movimento ajuda a acelerar o metabolismo do corpo, contribuiu para baixar a pressão arterial, melhora a capacidade respiratória e circulatória, deixa a pessoa mais alegre e bem disposta, além de ajudar a combater diversas enfermidades, como obesidade, diabetes, osteoporose e câncer.

Mesmo com tantos benefícios, há ainda milhares de sedentários. Para os inimigos da atividade física, aí vai uma dica: começar com atividades leves e prazerosas como muitas academias já oferecem, destacando as danças, yoga, alongamento e atividades inspiradas em circo, que proporcionam lazer e bem-estar ao mesmo tempo.

Quem já pratica alguma atividade deve manter uma frequência mínima de três vezes por semana, durante pelo menos 50 minutos, e respeitar seus limites, sem forçar o corpo.

Em ambos os casos, avaliação médica, inicial e periódica, e orientação de um profissional de educação física são sempre necessários.